sábado, 19 de março de 2011

PASTORES UNIDOS, SERÁ?


Antes de qualquer coisa gostaria de fazer algumas afirmações:


Creio na unidade da Igreja Evangélica, porém, tenho plena convicção que nem toda igreja que se diz evangélica de fato o é. Recuso-me a acreditar que comunidades que comercializam a fé, vendem indulgências, além de criar doutrinas que afrontam as Escrituras Sagradas em seus aspectos fundamentais , possam ser consideradas cristãs.


Diante disto afirmo que a unidade da Igreja é bíblica, contudo, o denominado ecumenismo gospel é repulsivo e incoerente. Infelizmente não é possível acreditarmos na unidade entre igrejas sérias com igrejas falsas, cujo ensino é ensimesmado, aproveitador e antropocêntrico. Ora, os cristãos verdadeiros não negociam a fé, não comercializam Deus, não vendem produtos mágicos, não servem a Maria, nem tampouco adoram a santos. Os verdadeiros cristãos não inventam esquisitices e aberrações teológicas como decretos e determinações espirituais. Os verdadeiros cristãos são éticos, honestos em suas posturas e comprometidos com a verdade e o evangelho de Cristo. Os verdadeiros cristãos zelam pela sã doutrina e repudiam as novas e fantasiosas teologias. Os verdadeiros cristãos não relativizaram a Palavra de Deus, antes pelo contrário, pregam e vivem as Escrituras Sagradas em todo o tempo e momento fazendo delas sua única e exclusiva regra de fé.




Isto posto, gostaria de forma prática e objetiva apontar os quatro principais motivos que impedem a unidade dos pastores evangélicos que fazem parte das verdadeiras igrejas evangélicas. Vale a pena ressaltar que acredito na existência de outras razões, todavia, julgo que estas sejam as que estejam em maior evidência.


1- A beligerância desnecessária diante de doutrinas não fundamentais.


Lamentavelmente parte dos pastores evangélicos ainda brigam por questões desnecessárias. É comum vermos lideres discutindo sobre a forma de batismo, sobre o estilo do louvor, sobre a liturgia empregada no culto ou na sistematização de suas doutrinas. Nesta perspectiva, ainda encontramos calvinistas e arminianos engalfinhando-se uns com outros na expectativa de que sua percepção teológica prevaleça sobre a do outro.


2- O personalismo exarcebado por parte de alguns pastores evangélicos.


Infelizmente boa parte dos pastores que alcançaram proeminência no ministério são personalistas. A Impressão que passam é que nada de especial no Reino pode acontecer sem a sua concordância, aquisciência e participação. Para tanto, exigem proeminência nos projetos, rejeitando assim, envolver-se com qualquer outra atividade onde seu nome não esteja entre os articuladores. Nesta perspectiva, é absolutamente comum percebermos muitos destes não se envolvendo nos projetos de outros pastores, simplesmente pelo fato de não ser ele o principal articulador dos eventos em questão.


3- Por acreditarem que os seus projetos pessoais estão acima do Reino.


Por mais incrivel que possa parecer existem inúmeros pastores que só se preocupam com os seus objetivos eclesiásticos e denominacionais. Para estes o que importa é atingir os alvos propostos por sua igreja ou denominação, excluindo assim de sua "agenda" qualquer atividade que venha prejudica-lo em sua partidária missão.


4- Em virtude do seu anafalbetismo bíblico e doutrinário.

O desconhecimento das Escrituras, bem como o fato de ignorar os pressupostos neo-testamentários tem feito uma quantidade enorme de pastores ignorarem o principio de unidade da igreja. A consequência direta disso é o surgimento de líderes que se consideram acima do bem e do mal e que em nome de uma espiritualidade opaca, vivem um cristianismo desprovido de relacionamentos saudáveis.

Pois é, de fato vivemos dias dificeis, no entanto, acredito que se os pastores de igrejas sérias se unirem obedecendo as ordens explícitas de nosso Senhor, priorizando o Reino em detrimento de seus projetos pessoais experimentaremos em nosso país um novo e diferente momento.


Pense nisso!

REALIDADE DO INFERNO


Depois de alguns comentários que recebio da postagem sobre o Universalismo, de que estava faltando textos Bíblicos sobre o tormento eterno, resolvi dar o ar da graça com o que segue:

O destino dos ímpios é estar eternamente separados de Deus e sofrer eternamente o castigo que se chama a segunda morte. Devido à sua natureza terrível, é um assunto diante do qual se costuma recuar; entretanto, é necessário tomar conhecimento dele, pois é uma das grandes verdades da divina revelação.

Por essa razão o manso e amoroso Cristo avisou os homens dos sofrimentos no inferno. Sua declaração acerca da esperança do céu aplica-se também à existência do inferno "se não fosse assim, eu vo-lo teria dito" (João 14:2).

O inferno é um lugar de:


•Extremo sofrimento (Apo. 20:10),
•Onde é lembrado e sentido o remorso (Luc. 16:19-31),
•Inquietação (Luc. 16:24),
•Vergonha e desprezo (Dan. 12:2),
•vil companhia (Apo. 21:8) e
•Desespero (Prov. 11:7, Mat. 25:41).

Opiniões errôneas:

(a) O universalismo ensina que todos os homens, no fim, serão salvos, argumentando que Deus é amoroso demais para excluir alguém do céu. Essa teoria é refutada pelas seguintes passagens: Rom. 6:23; Luc. 16:19-31; João 3:36 e outras. Na realidade, é a misericórdia de Deus que exclui do céu o ímpio, pois este não se acomodaria no ambiente celestial como também o justo não teria prazer em estar no inferno.

(b) O restauracionismo. A doutrina da restauração de todas as coisas ensina que o inferno não é eterno, e, sim, apenas uma experiência temporária que tem por fim purificar o pecador para que possa entrar no céu. Se assim fosse, então o fogo infernal teria mais poder do que o sangue de Cristo. Também, a experiência nos ensina que a punição, em si, não regenera; ela pode restringir mas não transformar. Os partidários dessa escola de pensamento afirmam que a palavra "eterno", na língua grega, significa "duração de século ou época" e não duração sem fim. Mas, segundo Mat. 25:41, se a punição dos ímpios tiver fim, então o terá também a felicidade dos justos. Assim comenta o Dr. Maclaren: Reverentemente aceitando as palavras de Cristo como palavras de perfeito amor e sabedoria infalível, este autor... receia que, na avidez de discutir a duração, o fato solene da realidade da futura retribuição seja ofuscado, e os homens discutam sobre o "terror do Senhor" a ponto de não sentirem mais receio a seu respeito. Os hábitos tendem a se fixar. A tendência do caráter é tornar-se permanente; não há razão para crer que Deus futuramente, mais do que no presente, obrigue a pessoa a ser salva.

(c) Segundo período probatório. Ensina que todos, no tempo entre a morte e a ressurreição, terão outra oportunidade para aceitar a salvação. As Escrituras, entretanto, ensinam que na morte já se fixou o destino do homem. (Heb. 9:27.) Além disso, quantos aceitarão a presente oportunidade se pensarem que haverá outra? E, segundo as leis da natureza humana, se negligenciarem a primeira oportunidade, estarão menos dispostos a aceitar a segunda.

(d) Aniquilamento. Ensina que Deus aniquilará os ímpios. Os partidários dessa doutrina citam 2Tess. 1:9 e outras passagens que afirmam que os ímpios serão destruídos. Contudo, o sentido da palavra, como usada nas Escrituras, não é "aniquilar", mas causar ruína. Se a palavra perdição (Almeida) nesse verso significa aniquilar, então a palavra "eterna" no mesmo verso seria supérflua, pois aniquilamento só pode ser eterno. Também citam passagens que expõem a morte como a pena do pecado. Mas, nesses casos, refere-se à morte espiritual e não à morte física, e morte espiritual significa separação de Deus. A promessa de vida feita ao obediente não significa o dom de "existência", pois esse dom todos os homens o possuem. E se a vida, como um galardão, não significa mera existência, então a morte também não significa mera perda


Comentário de Leonardo Gonçalves:

Como disse inumeras vezes neste debate acerca do aniquilacionismo, universalismo e a realidade do inferno, o que faz uma doutrina ser vedadeira não é o quanto ela é "palatável" à mim, mas o quanto ela é fiel às Escrituras. Lembremos disso quando estivermos falando acerca das verdades eternas contidas na Palavra de Deus.

SUA TEOLOGIA MUDA?


Se a sua teologia muda de acordo ao que acontece no mundo, então ela não está baseada na Bíblia, mas no mundo.

SERÁ QUE DEUS SABE O QUE VAI ACONTECER NAS PRÓXIMAS HORAS?


Será que Deus sabe o que acontecerá nas próximas horas? Por mais absurdo que seja, há gente no Twitter dizendo que não, que Deus não sabe o que acontecerá nas próximas horas, que Ele também será pego de surpresa!

Há um provérbio chinês que diz: “Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos”. Gondim, pastor famoso em nosso país, tem semeado palavras ao longo deste dia que têm me feito sofrer, quase tanto quanto pelo desastre no Japão.

Não bastasse toda aquela tragédia, vem Gondim ainda expor suas ideais sobre um deus que não sabe de nada, que não vê nada, que não ouve nada, que não pode fazer nada e, o que é mais absurdo ainda, que faz tudo isso por amor (:-P) . Gente, depois de ruminar por alguns instantes algumas ideias propostas por ele no twitter, gostaria de tecer alguns comentários sobre as tais (não estou aqui criticando sua pessoa, pois não o conheço - suas ideias, entretanto, são públicas - e são a elas que critico).

Já faz tempo que Gondim vem semeando palavras absurdas a respeito de Deus. Há um tempo atrás, discuti de modo educado com ele no Twitter. Infelizmente, por eu ser coisa nenhuma, ele me ignorou, quase me mandando cuidar da minha vida que a dele estava muito bem, obrigado. Tudo o que quis foi saber de sua fonte para dizer o que diz acerca de Deus e os desastres. Veja o que Gondim tem escrito em seu Twitter (@gondimricardo):

“Os imbecis me perguntam sobre o Teismo Aberto. Ué, toda teologia não deveria ser aberta? Bin Laden gosta de teologia fechada”; “Ou Deus tem tudo sob seu controle ou Ele ama. Prefiro acreditar que Deus ama”; “O amor não controla. Amor e controle são como água é óleo, não combinam. Deus é amor. Repita depois de mim: Deus é amor”; “Um Deus que tem proposito na miséria humana, na violência, na dor, é na verdade um diabo!”; “E eu ainda sou criticado? Dá um tempo. Sou contra um Deus que chacina, que tem o mal sob controle e suja as mãos para conseguir o que quer”; “A teologia que coloca todos os mínimos eventos "sob controle" precisa de seres humanos marionetados. Simples assim!”; “Toda a lógica retributiva acorrenta a gratuidade. Acreditar em um Deus que tudo controla, desumaniza e anula a criatividade”; “Deus cria o homem como o mar forma os continentes, retirando-se. Retira-se porque nos quer livres”; “@jungmosung Você me ensinou a sair da reflexão individualista; despertou-me a pensar a partir do pobre e, por isso, sou grato, muito grato.”; “Um deus q tem propósito pra tudo, inclusive pra o mal, é réu confesso! E a pena deveria ser a morte!”

Percebam que, em todas essas afirmações, não há a citação de nenhum texto bíblico. Gondim deixa claro que não acredita que Deus está no controle de todas as coisas. Justifica-se com o papo da contingência, que, pra mim, é conversa pra boi dormir (e pra derrubar muito crente que quer dar uma de intelectual e não sabe que está cavando um buraco debaixo dos próprios pés).

“Deus não está no controle” - “Deus não sabe do que irá acontecer nas próximas horas”

Apesar de parecem absurdas tais declarações, sinceramente, eu entendo o coração de quem a escreveu. Ele não conhece o Deus da Bíblia. Tem um deus que ele mesmo criou em sua mente, cuja soberania e bondade não se encaixam ao desastre deste dia. Ele criou um deus em sua mente. Talvez por não conhecer o que as Escrituras dizem sobre o Deus trino que rege o universo com justiça e graça.

Pergunto a vocês: o que deveríamos (e o que não deveríamos) estar discutindo numa hora triste como essa?

O que NÃO deveríamos ficar discutindo é se Deus sabia ou não, se Ele poderia evitar ou não... Isso é papo de menino, de criança mimada, de gente que não se submete à Instrução Eterna e que, por isso, nunca sai da mesmice na vida e no discurso.

O que DEVERÍAMOS estar discutindo (e refletindo) é:

1. Que deveríamos chorar com os que choram;

2. Que deveríamos orar pela vida dos que sobreviveram e, também, pelos, agora, órfãos, viúvas, etc.;

3. Que deveríamos orar pelos países ainda em vista de serem atingidos pela tsunami;

4. E, por fim, e MAIS IMPORTANTE DE TUDO, deveríamos pensar no fato de que, todas as pessoas mortas na tragédia, estão vivas! Sim. Todas as pessoas mortas na tragédia, estão nas mãos de Deus que os separará em breve, como o trabalhador do campo separa o trigo do joio.

Eles estão vivos, na eternidade. Estão todos conscientes, aguardando o juízo do Justo Juíz. E, certamente, seu maior problema não será a infelicidade do desastre pelo qual passaram, mas seu arrependimento ou não de pecados diante da graça de Deus revelada na cruz de Cristo. A realidade desta vida é que, um dia, todos morreremos. Alguns, de um modo trágico. Outros, de um modo não tão trágico. A morte sempre trará tristezas, dúvidas, lamentações, e medos.

Deus está no controle de tudo! As pessoas que morreram estão nas mãos dEle. As que ainda morrerão, também não fogem de Sua soberania. Se Deus não controla o universo, quem então o faz? Se Deus não controla tudo, quem é responsável pelo mal? Seria o Diabo, Gondim? O acaso, a contingência? Se Deus não é Soberano, logo, não faz sentido esperar uma vitória sobre o mal. Se todo o futuro é uma possibilidade aberta, poderá acontecer de o mal, no final, vencer. Para mim, o nome disso é ARROGÂNCIA! Alguém que larga a Bíblia e passa a dissertar num suposto tom intelectual além de arrogante, deixa de ser cristão.

Antes que alguém me pergunte, não confundamos o tsunami com uma possível disciplina. Longe de nós tal pensamento.

Só o Senhor reina! Só Ele sabe o por quê de tudo! Só Ele determina o que é e o que há de ser! Só Ele decide conhecer nosso futuro e apagar nosso passado (ao invés do contrário)!

Reflita nesses dois belos versos da Palavra de Deus:

“Faz subir as nuvens dos confins da terra, faz os relâmpagos para a chuva, faz sair o vento dos seus reservatórios.” Salmo 135.7

“Por isso, te anunciei desde aquele tempo e te dei a conhecer antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas; ou: A minha imagem de escultura e a fundição as ordenaram”. Isaías 48.5

Que Deus tenha misericórdia de nós.

Soli Deo Gloria

ATÉ QUANDO?

quinta-feira, 17 de março de 2011

CONSELHO M. DE SAÚDE - AURELINO LEAL

LOUVOR, ONTEM E HOJE


Em dois mil anos de cristianismo, a igreja, provavelmente, nunca cantou tanto como na segunda metade do século XX e no início deste século XXI. A quantidade de cânticos e hinos que se tem produzido, publicado, gravado e tocado em rádios e TVs certamente não encontra paralelo na história. Muitos advogam que este é o “tempo do louvor”, que a missão primordial da igreja é a adoração a Deus, que o resumo da vida cristã é o culto celebrativo, é a louvação ao Senhor.
Creio que há um equívoco nesta afirmação, pois biblicamente não encontramos base para afirmar que a missão principal da igreja é a adoração. Como a missão da igreja é uma extensão de missão de Jesus (cf. Jo 20.21b ) logo, a tarefa da igreja é direcionada também à evangelização, ao ensino e à ação social (cf. Mt 4.23; 9.35; 14.16; 28.19,20; Mc 1.14,21,34; Lc 4.15,18,19,44; 7.21,22 etc.). Foi isto, basicamente, o que Jesus fez durante seu ministério.
O louvor é também uma tarefa da igreja, que vem desde os dias do Antigo Testamento. A igreja primitiva prestava culto ao Senhor. Paulo, por exemplo, recomenda aos irmãos que louvem a Deus por meio de “salmos, hinos e cânticos espirituais” (Cl 3.16). Jesus louvou o Pai. Entretanto, não podemos partir para um exclusivismo a ponto de reduzir a missão da igreja à área de adoração.
Acredito que uma das razões de muitas igrejas hoje tornarem o louvor sua mais importante atuação resida no fato de que, para cumprir as outras tarefas (evangelização, ensino, ação social), é necessário ter desprendimento e disposição para trabalhar em favor do outro. Estas partes da missão da igreja nos fazem sair do imobilismo e vencer o individualismo, ao passo que a adoração – principalmente a que temos atualmente – favorece a perspectiva individualista da sociedade corrente, pois sendo o louvor algo entre o adorador e Deus, o maior “abençoado” é o próprio cultuante. Nas outras áreas da missão da igreja, o principal abençoado é sempre o outro, o que combina perfeitamente com toda a ética de Jesus e a sua missão (Mt 22.39; Jo 13.34,35).
Além disso, a igreja canta muito atualmente, como já foi dito, mas talvez ela nunca tenha cantado tão mal em toda sua história. Do ponto de vista tecnológico, da variedade de instrumentos e de ritmos, houve um crescimento e um enriquecimento monumental. Isto é ótimo. Do ponto de vista da qualidade poética e mesmo musical, não se pode afirmar o mesmo. Há hinos e cânticos maravilhosos, com poesia bíblica, ensino e qualidade musical excelentes. Mas, a maioria (creio eu), são cânticos de pobre qualidade musical e teológica, quando não, biblicamente errados.Mas ainda fazem cd's com otimos louvores como o cd Cativeiro da cantora Baiana Jannaina Tëreza

quarta-feira, 16 de março de 2011

MUSICAS PARA TOCAR NOS CASAMENTOS


Conheça aqui, ótimas dicas de músicas evangélicas para cerimônias de casamento. Um dos momentos mais emocionantes e bonitos de uma cerimônia de casamento evangélico, é na execução das músicas. Esse hábito que impressiona a quem não é acostumado com a musicalidade evangélica, acaba sendo marcado, por se tratar de uma expressão de amor cantada, e se encaixar tão bem na liturgia, sendo executada solo, por um conjunto, coral ou orquestra.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
Os noivos escolhem juntos um repertório que gostam, e que faz parte da história do casal. Eles convidam ou contratam os músicos para que no dia, tido como um dos mais importantes de suas vidas, o amor e a gratidão a Deus possa ser cantada.


Os tipos de músicas variam, e podem ser de louvor e adoração, de amor e gratidão a Deus, românticas e também músicas que falam de relacionamento entre homens e mulheres. Os momentos em que são cantadas, são os mais diversos: entrada dos pais, madrinhas e padrinhos; entrada do noivo e a entrada da noiva; entrada de daminhas e troca das alianças; adoração comunitária; votos; encerramento, saída dos participantes e cumprimentos.


Dicas de músicas evangélicas para casamento
Muitos cantores de músicas evangélicas, possuem em seus repertórios, músicas adequadas para as celebrações. E se engana quem pensa que são músicas exclusivamente cantadas por mulheres. Muitos homens possuem belas canções que podem completar esse momento tão importante na vida de um casal que se ama.

Listamos as 10 músicas mais executadas em casamentos, veja os videos:

1 - Amar Você – Fernanda Brum
2 - Eternos Namorados – Cassiane e Jairinho
3 - Fez você pra mim – Fernanda Brum
4 - Jesus Toca Você – Cristina Mel
5- Lar Feliz - Cassiane e Jairinho
6 - Me faz te conhecer – Márcio Pinheiro
7 - Muito mais que um simples sonho – Mara Lima
8 - Pai Nosso
9 – Primavera – Aline Barros
10 – Você Me Conquistou – Pâmela.

Pensando nessas ocasiões festivas e românticas, as gravadoras brasileiras investiram em coletâneas que atendem a essa demanda. A de mais sucesso e continuidade é a coletânea Amo Você, da gravadora carioca MK Music. Já são 15 volumes falando de amor, e estando presente nas cerimônias de casamento. Anos atrás a gravadora paulista Line Records, pertecente a Igreja Universal lançou as coletâneas do programa Terapia do Amor, porém com apenas 3 volumes. Os repertórios em sua vez já eram conhecido na maioria dos lançamentos, por serem a junção das músicas dos cantores de seu casting.

Conheça agora 35 músicas de cantores que podem ser executadas na sua cerimônia e veja os seus vídeos:


•Aline Barros:
Meu Eterno Namorado, Primavera, Soube que me Amava.
•André Valadão:
Eu e Minha Casa.
•Cassiane e Jairinho:
Cada Instante de Nós Dois, Casamento é Coisa Séria, Eternos Namorados, Lar Feliz.
•Cristina Mel:
Motivo do Meu Sorriso, Jesus Toca Você.
•Diante do Trono:
Deus Fiel, Faz-nos Um.
•Eyshila:
Você tem Direito, Meu Sonho, Segundo o Coração de Deus.
•Fernanda Brum:
Amar Você, O que diz meu Coração, Quando o Amor toca o Coração.
•Fernanda Brum e Emerson Pinheiro:
As Cores do amor, Um Sorriso Igual ao Teu.
•Fruto Sagrado:
Diferente dos Anjos
•Fernando Iglesias:
Deus me Escolheu para Você, Te Amo Mais.
•Mara Lima:
Minha Outra Metade, Muito Mais Simples que um Sonho.
•Márcio Pinheiro:
Me Faz te Conhecer.
•Metal Nobre:
Love N’ Roll.
•Novo Som:
Eu e Você, Meu Sonho.
•Pamela:
Você me Conquistou, Desde o Primeiro Momento.
•Pâmela e Novo Som:
Um Verso de Amor.
•Quatro Por Um:
Deus Prometeu, Ama é Dividir.
•Rogério Luís:
Senhor das Maravilhas.
•Voices:
Nosso Amor é Lindo, Pensando em Você, Por Toda Vida.

SANTA GERAÇÃO - PR. ANTONIO CIRILO

A essência é Jesus – Santa Geração

DAMARES

Um Novo Vencedor – Damares

MINISTÉRIO OU COMÉRCIO


Chegada de gravadoras seculares ao segmento evangélico reacende discussão sobre separação música cristã e mundana.
Já vai longe o tempo em que música religiosa cristã era uma expressão artística restrita a celebrações religiosas e santuários e que encontrava seus entusiastas apenas entre os fiéis. Na era da música digital e da cultura de consumo, os hinos clássicos foram substituídos pela música da moda. Os maestros e organistas de catedral cederam lugar para artistas com fã clubes e cortes de cabelo moderninhos, e as igrejas abriram espaço para os auditórios de programas de TV. O termo “música sacra” parece coisa de museu, já que a palavra que define as novas tendências é o gospel – e, a reboque, as motivações de muitos que atuam nesse meio tornaram-se essencialmente financeiras. Fato é que o chamado mercado gospel tornou-se um negócio suculento, que movimenta milhões de reais por ano. Com isso, gravadoras seculares passaram a trazer para dentro de seus quadros músicos religiosos, rompendo com o antigo tabu evangélico de que não se pode misturar louvor com nada que seja, no jargão crente, “do mundo”. De olho na gorda fatia do mercado cristão, antigos pesos-pesados da indústria fonográfica, como a Sony Music e a Som Livre, embarcaram na onda gospel e estão apostando suas fichas em todo o lucro que esse nicho pode proporcionar.


O exemplo mais visível dessa penetração é o Ministério de Louvor Diante do Trono, formado por membros da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG). O grupo, celebrado como ícone do estilo louvor e adoração, fechou contrato de distribuição com a Som Livre, empresa que pertence às organizações Globo – e justamente a Globo, normalmente demonizada por tantos evangélicos. O cast da empresa é bastante ecumênico e inclui ainda os padres cantantes Robson e Fabio de Mello. O objetivo, diz comunicado do ministério, é ampliar a atuação do grupo no mercado fonográfico. Mas a parceria abriu para o conjunto espaços ambicionados por qualquer artista pop do país, como vinhetas durante a programação da emissora e até uma aparição no programa Domingão do Faustão, exibido nas disputadas tardes de domingo. “É a possibilidade de chegar a lugares que ainda não atingimos com nossa mensagem”, disse a pastora e cantora Ana Paula Valadão, líder do grupo, na época da assinatura do contrato. “A ideia é reunir a excelência que temos nas nossas produções à que a Som Livre tem na distribuição.”

O acerto sintetiza na prática o que muitos artistas cristãos de primeira linha e empresas seculares buscam. Os primeiros encantam-se com a possibilidade de ter acesso a um esquema profissional de produção e distribuição – além, é claro (e quase ninguém hoje tem pudores de esconder isso), de auferir lucro. Já no caso das grandes empresas seculares, a conversa é mais direta: o foco é no filão evangélico, que não para de crescer no Brasil. Só no ano passado, o setor da música gospel movimentou algo em torno de R$ 500 milhões. Basta ver que o programa do apresentador Fausto Silva que levou ao ar Ana Paula e a equipe do Diante do Trono deu um pulo de 3 pontos de audiência só em São Paulo. Estima-se que, durante os 15 minutos em que a banda entoou seus louvores, mais de um milhão de pessoas se ligaram na telinha na cidade.

Depois foi a vez da pastora e compositora Ludmila Ferber ir ao programa de Fausto Silva. Numa tarde de domingo em novembro, ela divulgou no ar seu novo CD pela Som Livre, dividindo o microfone com o padre Fábio de Melo e o palco com as tradicionais dançarinas do programa, todas em trajes bem sumários e esbanjando sensualidade. Sua presença repercutiu nas redes sociais da internet (ver abaixo). A estrela pentecostal Cassiane foi ao Programa Raul Gil, do SBT, para divulgar seu CD Viva. E para fechar o ano – literalmente –, foi a vez de Aline Barros participar do Show da virada, exibido pela Globo no último dia de 2010.


O diretor executivo do Departamento de Gospel da Sony Music, Maurício Soares, confirma o interesse das empresas seculares no segmento. “A Sony já acompanhava à distância o desenvolvimento do mercado de música gospel no Brasil. Nos Estados Unidos, ela é, por meio do selo Provident-Integrity, a principal player do mercado cristão”, comenta. Segundo ele, que já teve passagens por algumas das principais gravadoras evangélicas, a implantação de um núcleo de música cristã é a culminância de um processo de aproximação da Sony com esse nicho. Já foram fechados 13 contratos com cantores e grupos, aí incluídos Cassiane, a banda Renascer Praise, Elaine de Jesus, Damares, Resgate – grupo formado por ex-bispos da Igreja Renascer –, Marcelo Aguiar, DJ Alpiste, Rayssa & Ravel e até o veterano Álvaro Tito. O resultado não se fez esperar : em menos de um ano de atividades, a Sony Music passou a figurar entre as três empresas de maior faturamento no mercado gospel.

PROFISSIONALIZAÇÃO

Na esteira de um crescente e profissionalizado sistema de produção, distribuição e divulgação que envolve rádios, eventos e parcerias com pontos de venda e mídia, a música evangélica brasileira dá crescentes sinais de fôlego em meio a um mercado em crise. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD), artistas crentes são destaque entre os 20 álbuns mais vendidos do país em 2009 e responsáveis por um crescimento anual da ordem de 8%. É gente como Regis Danese, cujo CD Compromisso já vendeu mais de um milhão de cópias. Egresso do grupo de pagode Só pra Contrariar, ele tornou-se nacionalmente conhecido através do hit Faz um milagre em mim.

E a visibilidade dos artistas (ou adoradores, como a maioria deles prefere ser chamada) tende a aumentar ainda mais fora dos arraiais evangélicos. Em abril, acontece a primeira edição da Expo Music Gospel – Feira Internacional de Artistas, Ministérios e Produtos Musicais Cristãos no Anhembi, em São Paulo. Promovida pela agência MR1, especializada em black music gospel, o evento pretende reunir a nata da música evangélica nacional. “Teremos a presença de cantores, gravadoras, produtores, músicos, distribuidores e do público evangélico”, antecipa Luciana Mazzarelli, diretora da MR1. “A música gospel brasileira já compete com os cantores e bandas seculares em igualdade de condições. Prova disso é o sucesso que alguns de nossos artistas têm feito fora do âmbito estritamente religioso.”

Ao menos no discurso, a chegada dos pesos-pesados ao setor não tem incomodado as gravadoras tradicionais do gênero. “Do ponto de vista comercial, a entrada de novas empresas no mercado é sempre boa. Faz com que sejamos melhores profissionalmente”, pondera Ana Paula Porto, gerente executiva da Graça Music. Ela atribui o fenômeno ao advento da pirataria e dos downloads ilegais de música, com a consequente queda nas vendas. “As grandes gravadoras, como a Sony e a Som Livre, começaram a enxergar no gospel uma porta de escape para seus negócios. Enquanto no secular a pirataria atinge astronômicos 40% a 50% das produções, no gospel essa taxa não passa de quinze por cento”, explica. Odiretor geral da Line Records, Sérgio Lima, faz eco: “Em geral, a concorrência acaba sendo boa para o aprimoramento das empresas. Como o nosso objetivo é levar a Palavra de Deus através da música, não nos importamos se outros queiram também investir nisso”.

Para o pastor, cantor e compositor André Valadão, a queda nas vendas preocupa a todos. Com seis anos de carreira, desde que despontou no Diante do Trono – é irmão de Ana Paula –, ele acredita que sua visibilidade tem garantido uma boa posição: “Meus trabalhos têm vendido sempre um pouco mais a cada lançamento”, diz. Sobre o atual momento, Valadão está otimista. “A Igreja tem alcançado muito mais pessoas. O Brasil é um país multicultural, onde os estilos musicais e ritmos pipocam por todos os lados”. Esse crescimento da relevância da música evangélica – mesmo entre aqueles que apenas apreciam o gênero, sem qualquer envolvimento de fé – tornou de certo modo previsível a entrada de empresas seculares nesse nicho, na opinião do diretor-presidente da Onimusic, Nelson Tristão: “É algo natural”. Ele também não considera essa tendência um problema. “Se alguém está realmente fazendo a obra de Deus, então essa pessoa ou empresa é mais uma cooperadora, e não um concorrente – porque, em última análise, trabalhamos todos para o Senhor.”



Leia Mais: http://padom.com.br/musica-gospel-mercado-ou-ministerio/#ixzz1GjexX6WH

REDE ABC, PROVOCA COM SERIADO "BOAS PUTAS CRISTÃS"


A rede ABC provocou indignação e protestos quando anunciou que faria um programa piloto baseado no livro Good Christian Bicthes [Boas Putas Cristãs], de Kim Gatlin.
Após o anúncio feito pela emissora na última semana, a AFA [Associação de Famílias da América] iniciou uma petição, exigindo que a Rede ABC e a Disney, sua companhia-mãe, cancelem todos os planos de colocar no ar o programa.

A resposta inicial da ABC foi mudar o título do seriado para “GCB”, mas a AFA não ficou satisfeita.

Reprodução da capa do livro

“Nosso boicote realmente teve eco entre os telespectadores – especialmente na comunidade cristã – que estão chocados e horrorizados porque a ABC /Disney realmente pretende colocar no ar esse programa. É intolerância anticristã. Esse tipo de programa é um insulto a todos nós. O nome do programa é ofensivo, um insulto e uma humilhação. Uma falsa representação da comunidade cristã – não apenas isso, acho que é um insulto a todas as mulheres.”

A petição já tem mais de 200.000 assinaturas.

“Embora o título do programa possa ter sido abreviado, a gravidade do insulto não foi, por isso continuaremos o protesto”, afirmou o líder de projetos da AFA, Randy Sharp. “Esta é uma maneira pela qual podemos fazer nossas vozes serem ouvidas pelos executivos da ABC.”

“Vou falar por mim”, insiste Sharp. “Qualquer um que se referir a minha esposa e minhas filhas como ‘puta’, me deixaria muito zangado. Acho que é ofensivo simplesmente a ABC pensar que essa é uma palavra apropriada para usar para falar do sexo feminino.”

Na esteira da AFA, o Parents Television Council [Conselho de Pais e de Televisão], que já fez campanhas contra programas da MTV no passado, também se manifestou contrário à produção da ABC.

O presidente da PTC, Tim Winter, afirmou: “Isso não apenas afronta as mulheres, mas ataca frontalmente a maior religião do mundo. A palavra ‘puta’ é maldosa e usada para enxovalhar, atacar e humilhar todas as mulheres. E usar ‘cristãs’ apenas aumenta a ofensa… Será que a ABC pensou em ofender outros grupos religiosos? Como seria se eles dissessem que o programa se chamaria ‘putas’ muçulmanas, hindus, judias ou budistas?”.

A proposta da série, que mistura drama e comédia, é mostrar a vida de Amanda, que foi uma “menina má” na escola mas hoje está “recuperada”. Depois de seu divórcio, ela decide retornar com seus 2 filhos a Dallas, sua cidade natal, para recomeçar a vida. Porém, acaba tendo de lidar com as fofocas maliciosas das mulheres da comunidade cristã. O foco é abordar o comportamento hipócrita de pessoas que se dizem religiosas e mostrar os bastidores da igreja que frequentam.

Leslie Bibb 1 Iron Man 150×150 Rede ABC gera revolta ao produzir o seriado Good Christian BitchesO papel principal foi dado à atriz Leslie Bibb (foto) e o produtor executivo será Darren Star, de séries consagradas como “Sex and the City “e “Barrados no Baile”. Não há previsão ainda de quando as filmagens começam e nem que dia da semana irá ao ar. O mais provável é que surja como um teste de audiência durante o spring break, substituido alguma série atual durante parte do segundo semestre



Leia Mais: http://padom.com.br/rede-abc-gera-revolta-ao-produzir-o-seriado-%e2%80%9cboas-putas-cristas%e2%80%9d/#ixzz1Gje00ZyP

terça-feira, 15 de março de 2011

TRAZENDO A ARCA


Prêmio foi entregue ao grupo durante gravação do RIT Acústico nesta quinta-feira…

O Ministério Trazendo a Arca foi, mais uma vez, um dos convidados especiais do programa RIT Acústico desta quinta-feira. E a gravação foi mesmo especial: após 1h e meia de ministração e muito louvor a Deus, ao finalizar sua apresentação, os integrantes foram surpreendidos com a chegada da gerente executiva da Graça Music, Ana Paula Porto, ao Estúdio 3 da RIT.

Ela agradeceu pela presença de todos, cumprimentou o Ministério e disse se sentir muito orgulhosa pelo fato do grupo fazer parte do cast da GMusic. “Um orgulho santo“, brincou. Ana Paula lembrou que o álbum “Entre a fé e a razão” é o primeiro álbum do Ministério pela gravadora e que a parceria, mais que abençoada, já rendeu frutos. “Aqui está o nosso primeiro Disco de Ouro”, disse, entregando, de surpresa, a Luiz Arcanjo, líder da banda, o prêmio.

Luiz recebeu o Disco com muita alegria e o dedicou ao Senhor. “Por Ele, para Ele e dEle são todas as coisas“, disse. O cantor agradeceu a Deus, primeiramente, e, depois, às pessoas que acreditaram no trabalho do grupo e compraram o CD.

Muito felizes, os integrantes tiraram fotos com o Disco, deram entrevistas e gravaram alguns programas da RIT.

Na próxima semana, logo depois do carnaval, o Ministério gravará o primeiro clipe do CD novo e, na sequência, segue para cumprir agenda pelo Brasil.

Para saber mais sobre o grupo, acesse www.trazendoaarca.com ou siga o Ministério no Twitter: www.twitter.com/TAOficial

AVIVAMENTO NO BRASIL


Criado e dirigido pelo ministério do televangelista Pat Robertson, o canal de TV a cabo Christian Broadcast Network (CBN) noticiou na semana passada que o Brasil está experimentando um avivamento sem precedentes. Ressaltando a projeção que em 2020 os evangélicos serão 50% da população, a reportagem destaca ainda as muitas horas de programação cristã transmitidas todos os dias por diversos canais da TV aberta e a cabo.

Entre os argumentos da matéria está o grande número de pessoas que frequenta igrejas como a Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, que hoje conta com cerca de 35.000 membros. Também mostra que gravações dos DVDs do ministério Diante do Trono conseguem reunir mais de um milhão de pessoas.

Mostra ainda que apóstolos e evangelistas com ministérios que incluem sinais e maravilhas elegeram o Brasil como o local de maior mover de Deus. Randy Clark da rede Apostólica Global Awakening, por exemplo, tem usado suas viagens ao país para, segundo ele mesmo, “treinar crentes americanos comuns a mover-se em meio a milagres”. Ele conta que as pessoas estão pagando milhares de dólares para viajar até o Brasil apenas para orar por pessoas pedindo cura.

O apóstolo acredita que o cristianismo cheio do Espírito irá “derrotar o humanismo e o ateísmo por causa das demonstrações de poder desse avivamento”. Durante décadas, a Índia e algumas nações africanas eram usadas como “campos de treinamento” desse tipo de missionários. Parece que hoje o país se tornou uma potência emergente também para a religião.

A CBN afirma que o avivamento brasileiro é o que há de melhor no cristianismo do século 21. A reportagem destaca ainda que os cristãos brasileiros aprenderam a votar e que isso tem levado a inúmeras mudanças na sociedade brasileira. Conclui ainda que os evangélicos brasileiros aprenderam a mudar o mundo a sua volta. “As taxas de crime têm diminuído. Podemos ver mudanças políticas acontecendo. O Senhor toca o governo de uma cidade e são tomadas decisões que beneficiam toda a população”, explica Mike Shea, canadense radicado no Brasil.

Entre as figuras de destaque da reportagem, com declarações que confirmam o avivamento brasileiro, estão Mike Shea, do ministério Casa de Davi (PR), e Márcio Valadão, da Lagoinha (MG). Esta última, inclusive, é apontada como o “berço do avivamento que varre o país”, pois mais de uma centena de pessoas une-se a essa igreja a cada semana.

Mike Shea tem feito uma série de posts no blog da Casa de Davi, com o título “Brasil tu és o escolhido”, demonstrando sua convicção de que o país que adotou tem lugar de destaque no plano divino. Escreve Shea: “Lembrei-me da palavra que preguei em São Paulo em 2003: ‘tudo que pode ser abalado, será abalado’. Naquele momento, peguei cinco tijolos, representando os ministérios de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, e ‘marreta neles’. Disse que Deus estava querendo destruir o que não se alinhava com a edificação de sua casa e que nossos ministérios iriam passar por uma grande ‘reforma’ da parte de Deus. Mal sabia o que iria acontecer dentro de poucos meses! Casa de Davi é um ministério profético que tem a característica de ser ‘sinal e símbolo’. Vejo a mão de Deus disciplinando e corrrigindo um ministério profético. E, como ‘sinal e símbolo’, digo que o mesmo está por acontecer em toda a igreja”. O que é uma referência clara ao escândalo envolvendo Davi Silva, um dos líderes da Casa de Davi.

A versão brasileira do site de Randy Clark traz testemunhos similares: “Em 2010 realizamos nosso nono Power Invasion em Curitiba (PR) pelo segundo ano consecutivo. Colhemos muitos frutos, muitas curas, inclusive de cegos, paralíticos e surdos que recebiam oração tanto nas igrejas onde nossos jovens cheios do poder ministraram quanto nas ruas onde oravam pelos estranhos que passavam. Estávamos orando na rua e dois jovens vinham andando pela calçada. Vi que um deles mancava, andando tipo “tá fundo tá raso” (risos), daí eu o parei e disse: ‘escuta, sou cristão e creio que Deus pode curar sua perna; posso orar por você?’. O jovem imediatamente disse que sim. Eu e meu amigo oramos uns cinco minutos e diante de nossos olhos a perna do jovem cresceu. Ele ficou pulando feito louco, chorando de alegria. Ele e seu amigo entregaram a vida a Jesus e foram conosco pro culto aquela noite”.

Reproduzida em dezenas de sites norte-americanos, a matéria da CBN colabora para o fortalecimento da teologia dominionista, que reivindica o poder e o domínio do planeta para os cristãos nas próximas décadas. Segundo vários líderes, o Brasil será uma das primeiras nações a presenciar isso.

sábado, 12 de março de 2011

Evangélicos no Carnaval 2011 de Salvador: Deus, Bíblia, placas, axé e até homens vestidos de mulher


Para quem acha que carnaval é época de retiros para evangélicos, está muito enganado. Na festa em Salvador foi fácil encontrar evangélicos não só curtindo, mas com blocos próprios e até, em certos momentos, comandando a festa conhecida como “da carne”.

O jogador Neymar não esconde mais suas preferências e subiu no trio elétrico do grupo Leva Noiz para cantar um famoso axé. O jogador, que afirma ser evangélico da Igreja Batista Peniel, se vestiu a carater e cantou toda a letra com o vocalista do grupo. Seus pais, que compartilham da mesma fé, estiveram junto a ele durante toda a folia.

Outra que se diz fiel a Deus é Claudia Leitte. Mais uma vez a cantora falou sobre Deus em seu trio-elétrico e agradeceu ao Pai, em seguida pediu proteção para os foliões: “Vocês estão felizes? Peço que Deus os proteja. Vamos respeitar o próximo neste Carnaval. E que todos sejam bem-vindos!”, afirmou.

Mas mais do que palavras, dois solitários evangélicos levaram placas e Bíblias para o circuito Barra-Ondina. Em um calor de mais de 30ºC na sombra, os missionários tentavam convencer os foliões a lerem a Bíblia. Empunhando placas, a dupla de evangélicos mandou o recado: “Só Jesus tem as palavras de vida eterna” e “Não se engane. De Deus não se zomba”.

Um desses é André Geni, missionário e motorista de 31 anos, que diferente do que a maioria pode pensar, não pregava pelo fim do carnaval, mas sim que Deus estivesse na festa: “Queremos que as pessoas esqueçam a violência, as drogas e se lembrem de Deus. Podem brincar o Carnaval, mas Ele deve estar presente”, afirma.

Xanddy, do Harmonia do Samba, é o destaque em bloco de homens vestidos de mulher
Outro que a anos afirma ser da religião evangélica, Xanddy é vocalista do Harmonia do Samba e esposo da também evangélica Carla Perez que já levou hinos evangélicos para cantar em seu trio elétrico de axé.

Xanddy liderou o tradicional bloco “As Muquiranas” onde os homens devem estar vestidos de mulher para participar, o vocalista logicamente também participou da brincadeira. O tema deste ano foi sobre gueixas, famosas e antigas profissionais japonesas da arte da sedução. Cerca de 4,5 mil homens participaram do bloco.

“Vocês estão lindas! Estão bonitas demais. Vocês arrasaram”, disse Xanddy para o público e completou: “Agora, quem quer dançar grita ui”. Para o folião Humberto Neri é maravilhoso participar do bloco: “Vale a pena o sofrimento porque é uma sensação incrível desfilar aqui. Como são só homens, todos brincam, mas se respeitam” e o amigo Editon Silva completou brincando: “Neste bloco, levamos a sério a arte de seduzir”.

BANDA LEMIRAH


Super Man se Converteu, está e a música criada por grupo de jovens evangelicos da banda de pagode gospel, chamada Lemirah, depois que a banda secular Leva Noiz, de Salvador Bahia, lançou a musica Liga da Justiça o pessoal se inspirou para criar essa satira contado que o superman se converteu.

ENTRE O VALE E A VITÓRIA


Após a formidável vitória sobre Jericó, Israel segue adiante na conquista por territórios. A próxima disputa será contra a cidade de Ai, na terra de Canaã distante três quilômetros de Betel. Josué achou que seria uma vitória muito fácil, seu exército, possuía mais de 30 mil homens, mas menosprezando o inimigo, apenas três mil são convocados para batalhar na tomada de Ai. Certo de que Deus era com ele, o líder israelita, não O consulta nem toma conselhos sobre o evento. O resultado é desastroso. Morte e fuga diante dos inimigos. Sem entender o motivo da vergonha Josué se prostra diante de Deus a perguntar: Por que nos abandonaste? Por que nos deixaste perder?

O Deus das Muitas Chances
Israel perdeu porque havia maldição entre o povo. O roubo praticado por Acã impediu o agir de Deus. Era necessário haver uma consagração da nação para que novamente revivessem o tempo áureo de Jericó. Os culpados foram punidos e desraigados da congregação no que puderam prosseguir no propósito de Deus em alcançar a promessa de herdar a terra prometida.
O mais maravilhoso de tudo isto, é que para cada tristeza que acontece com os servos de Deus, Ele suscita alegria. O riso toma o lugar das cinzas. Porque ao Senhor não é agradável ter o justo como derrotado. Assim, é dada a ordem para que o exército tome posição para vencer a cidade de Ai. Trinta mil homens armam ciladas deixando os inimigos impossibilitados de vitória. Mais uma vez, o arraial dos Israelitas se transforma em festa de louvor e gratidão ao Deus.

Os Exaltados Serão Humilhados
O quanto essa história nos ensina? Quantas vezes nós, confiados em experiências anteriores agimos sem consultar Deus? Menosprezamos o inimigo e baixamos a guarda? Sequer nos armamos para enfrentá-los? E depois, quando dá tudo errado culpamos a Deus: Por que Senhor? Por quê?
Pecados não confessados, ausência de oração e auto-suficiência podem resultar em vergonha para nós. O Salmo 116:5 diz:


“Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia”. Salmo 116:5
Ele está sempre disposto a nos abençoar, por este motivo, nunca, jamais devemos desistir de lutar. Deus é o que dá ânimo, força e direção para conquistar as “cidades perdidas de Ai”.

PASTOR PREGA O QUE TODO CRENTE DEVERIA SABER NOS ULTIMOS DIAS


Há coisas que estão acontecendo em nosso mundo que são sinais dos últimos tempos, disse o evangelista Greg Laurie.

Enquanto que esta certamente não é a primeira vez que um pregador tem feito essa declaração, o atual caos no Egito e em outras parte do Oriente Médio, entre outras coisas, tem levado o pregador do Sul da Califórnia a preparar os Cristãos para os últimos dias.

“O que todo crente dos últimos dias tem que saber” foi o nome da mensagem de Laurie, que pregou a milhares na Harvest Christian Fellowship en Riverside, Califórnia. E através da Internet.

“Creio que estes são sinais de boa fé dos tempos nos alertando sobre o fato de que Cristo vem de novo,” disse. Como as dores de parto, os acontecimentos proféticos que estão detalhados na Bíblia, estão acontecendo com maior intensidade e maior frequência.

Alguns dos eventos que Laurie lista como sinais dos tempos são: os distúrbios no Egito, o surgimento da China como uma superpotência militar e econômica, a diminuição dos Estados Unidos como uma superpotência, a agressão cada vez maior da Rússia e a crescente ameaça do Islã militante.

Outro sinal dos tempos – impostores.

“Haverá impostores, genuínas imitações, falsos cristãos, impostores,” disse. “Estas são pessoas que estão pretendendo ser algo que não são – hipócritas no verdadeiro sentido da palavra. Eles estão atuando.”

E eles também estão invandindo as Igrejas, especialmente as grandes Igrejas.

“O que se supõe que devemos fazer como crentes que vivem nos últimos dias?” disse Laurie.

Viva como se você realmente acredita que Jesus está vindo, respondeu ele.

Como um oficial da estrada faz com que um motorista, de repente, tenha cuidado com a velocidade e a diminua, o retorno de Jesus deve afetar a maneira em que vivem os Cristãos, ilustrou.

“Se você realmente acredita que Jesus está voltando, que deve afetar o nosso comportamento.”

No entanto, muitos crentes estão sucumbindo às tentações sutís e eficazes de compromisso de Satanás.

Esse “pequeno pecado” que alguns tentam racionalizar, no entanto, funciona como fermento e permeia todas as áreas da vida, Laurie disse, citando as parábolas da Bíblia.

“Nós devemos manter nossa vida pura,” disse ele à congregação, chamando-os de volta e se arrependendo de qualquer compromisso na vida.

Para colocá-lo sob uma melhor perspectiva, disse ele, “ficar bem com Deus ou ficar para trás.”

Ele exortou os Cristãos a, como jogar uma rede na água para pegar todos os tipos de peixes, trazer a todos que possam a Cristo.

Os dias finais, explicou ele, consiste no arrebatamento (onde todos os verdadeiros crentes são levados para o céu), a Tribulação, o surgimento do anticristo, a batalha do Armagedom, a Segunda Vinda de Cristo, o milênio (um reinado de mil anos de Cristo na terra) e, finalmente, o céu e a terra se tornando um.

“Vamos ver o bom e o mau … e que o Senhor, finalmente, irá vencer,” disse.

terça-feira, 8 de março de 2011

DEPUTADO ABRE GUERRA CONTRA AS IGREJAS EVANGÉLICAS


O deputado gay Jean Wyllys, famoso por ter ganho uma das edições do Big Brother Brasil, oficializou sua guerra contra as igrejas evangélicas. Em seu primeiro discurso na Câmara comemorou ser o primeiro gay assumido a ser eleito deputado e que lutará contra os cristãos e a favor da agenda gay. Jean também afirmou que seus atos são porque “luta pelos verdadeiros cristãos”.

O deputado Jean Wyllys, do PSOL-RJ, pretende colocar em discussão no Congresso Nacional a imunidade fiscal das igrejas e propor a abertura de sua contabilidade para saber o destino do dízimo.

A proposta de examinar as contas das igrejas é um contra-ataque à articulação dos deputados evangélicos para derrubar a portaria do Ministério da Fazenda que autoriza a partir deste ano que homossexuais com união estável façam declaração conjunta do Imposto de Renda, beneficiando-se com abatimento. O ex-BBB é o primeiro deputado que se elegeu colocando-se na campanha como representante dos homossexuais.



O deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF) é quem está arregimentando apoio para invalidar a portaria. Um de seus argumentos é de que a concessão do benefício fiscal é uma exceção, como se os homossexuais fossem cidadãos especiais, o que é ilegal porque a Constituição estabelece que todos são iguais perante à lei. Ele disse que vai convocar o ministro Guido Mantega, da Fazenda, para tentar convencê-lo a recuar da medida.

Wyllys disse que também vai usar a ilegalidade e a exceção para questionar o regime fiscal privilegiado das igrejas. “Posso também exigir do ministro uma explicação por que as igrejas não prestam contas à sociedade. Se os partidos políticos prestam, por que igrejas não?”. Para Wyllys, a articulação dos evangélicos é homofóbica. Ele vai se reunir como lideranças que defendem as causas dos homossexuais, como a senadora Marta Suplicy (PT-SP), para organizar a reação aos evangélicos.

Fonseca, que é também pastor da Igreja Assembleia de Deus, disse que não aceita que o benefício aos gays seja aprovado apenas por uma “canetada”. “Tem de haver debate”. Wyllys rebateu dizendo que a imunidade fiscal das igrejas também tem de ser questionada.

PEC do casamento gay
O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), ex-BBB, afirmou nesta quinta-feira (24), em seu discurso de estreia na Câmara, que pretende apresentar um projeto de emenda à Constituição (PEC) que garanta o direito do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

“Em parceria com outros sete parlamentares, estou reestruturando a Frente Parlamentar Mista pela Cidadania GLBT [Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero] e apresentando uma proposta de emenda constitucional que assegura aos homossexuais o direito do casamento civil. Se o estado é laico, os homossexuais têm de ter todos os direitos e leis garantidos. Inclusive o direito ao casamento civil”, disse o deputado.

Na análise do parlamentar, a competência sobre o casamento civil não deve ser das igrejas. “Se um casal pode se divorciar e em seguida partir cada um para novos casamentos é porque o casamento civil não é da competência das igrejas, nem das religiões”, declarou.

“Eu sou o primeiro homossexual assumido sem homofobia internalizada e ligado ao movimento GLBT a assumir como deputado federal. Eu disse que este seria o norte do meu mandato e vai ser”, afirmou o parlamentar, que no último sábado participou de uma manifestação em São Paulo contra a homofobia.

Jean Wyllys afirmou ainda que, na Câmara, vai integrar a Comissão de Finanças e Tributação, além de ser suplente na Comissão de Direitos Humanos.

Legalização de todos os projetos pró-gay, incluindo PLC 122
A senadora Marta Suplicy (PT-SP) já desarquivou o projeto que criminaliza a homofobia. O debate que parece não ter fim mobilizou as duas casas na última semana. De modo especial quando o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) fez seu discurso de estreia na Câmara.

Ele deixou claro sua posição e alfinetou a bancada evangélica, dizendo ter tido uma criação cristã, asseverando: “Se por um lado o cristianismo fundamentalista que vigora no Congresso Federal e sua ameaça ao estado democrático e de direito nos apavoram, por outro é inegável que foi o cristianismo livre de fundamentalismo que nos trouxe a ideia de que o que torna um homem virtuoso são seus atos. Sim, porque para o verdadeiro cristianismo um ser humano é virtuoso quando age em favor do bem comum”.

Wyllys garantiu ainda que lutará pelos direitos dos praticantes de religiões afro-brasileiras. Em entrevista recente à revista Época, ele afirmou que defende os verdadeiros cristãos: “o valor da vida e o respeito ao outro”.

O senador evangélico Magno Malta (PR-ES), membro da “Frente da Família”, e um dos líderes da bancada evangélica no Senado rebateu as propostas de Suplicy e Wyllys. Ele argumenta que:

“Se nós aprovarmos um projeto desse que você é criminoso por não aceitar a opção sexual de alguém, é claro, é como se você estivesse legalizando a pedofilia, o sadomasoquismo, a bestialidade”.

Disse ainda diz não ter dúvidas de que o projeto será arquivado. A Frente da Família também conta com a participação de parlamentares católicos, mas é menor em tamanho que a frente pró-gay. Estima-se que na Câmara Federal os que assumem defender interesses de evangélicos e católicos totalizem 85, enquanto os que já se declararam favoráveis ao reconhecimento dos direitos dos homossexuais cheguem a 154.

PODER DE DEUS - Trio Elétrico em Parada Gay “fica mudo” em frente a Igreja Evangélica


(Rondônia) – Um “Trio Elétrico” vem ligado no máximo. Atrás do potente caminhão de som, milhares de foliões GLBT vêm no embalo. Ao entrar numa rua que tem uma igreja evangélica, o som do caminhão cessa. Gritos histéricos são ouvidos no meio da multidão Uma grande coincidência ou uma demonstração do poder de fé dos evangélicos?

O fato aconteceu durante o desfile da Parada Gay, edição 2010 em Porto Velho, capital de Rondônia. Por volta de 21h00, logo após entrar na Rua Joaquim Nabuco, o caminhão abre-alas da Parada Gay que levava a diretoria e convidados do Grupo Gay de Rondônia sofreu uma pane no sistema de som, parando de funcionar. A música que bombava no momento era “It’s Rainning Man”. Os técnicos de som não conseguiram fazer o “Trio Elétrico” funcionar. Simplesmente a potente máquina de som parou.

Ato contínuo, os participantes do desfile começaram a reclamar da falta de música. Alguns mais exaltados chegaram a bater e arremessar latas contra o caminhão. De nada adiantou. O desfile seguiu em silêncio, enquanto passava em frente a uma Igreja Evangélica que fica no local. A balada gay só voltou a “pegar fogo”, na esquina da Rua Joaquim Nabuco com a avenida Sete de Setembro, quando a caminhão saiu da rua citada.

segunda-feira, 7 de março de 2011

BLOCO GOSPEL DE SALVADOR NA BAHIA - sai no carnaval com trio elétrico e Santa Ceia: “Enquanto algumas igrejas vão para retiros, nós vamos evangelizar


Segundo os organizadores, o bloco faz parte de um ministério chamado Espiritual de Salvador no qual a idéia não é curtir o carnaval, mas sim evangelizar dentro dele já que nessa época os cristãos estariam preferindo ir a retiros ao invés de evangelizar as pessoas que estão participando da festa.

Há alguns anos poucas e raras igrejas de Salvador se reuniram para evangelizar no período de carnaval. Enquanto as demais igreja vão para retiros (praias, rios, cachoeiras, muita brincadeira, muito descanso e relaxamento) a cidade de Salvador na Bahia, como se conhece a terra do carnaval ou seja festa da carne, é tomada por todo tipo de demônios e potestades, pois a igreja está descansando nos retiros, se esquivando da realidade enquanto vidas são ceifadas pela violência, prostituição, consumo de bebidas e drogas. Foi nesta necessidade que se criou o espiritual de Salvador.

Os participantes também explicaram que não só a Igreja Batista Missionária está realizando o evento, mas outras 100 igrejas se uniram pelo propósito: “Como Josafá foi chamado à adoração diante da descomunal luta que tinha pela frente, nós como Igreja de Salvador temos também sido chamados a uma atitude a Deus diante do grande desafio espiritual representado pelo carnaval”, afirmou Alex Lage, participante do evento.

O Pastor Rosado, um dos organizadores do evento, afirmou que após a batucada será servida a santa ceia aos presentes. Também haverá um trio elétrico que tocará louvor durante as três horas de apresentação. O bloco Sal da Terra sai no domingo das 9 da manhã até às 12 horas no circuito Barra/Ondina. Para mais informações acesse o site oficial do Sal da Terra: http://www.espiritualdesalvador.com.br

PASTOR ROB BELL: Conheça o polêmico e famoso pastor que prega que ninguém vai para o inferno, nem os não-cristãos


Rob Bell irá contar para você seu estilo não ortodoxo. Ele implantou uma igreja pregando sobre o livro de Levítico. Seus ensinamentos são uma mistura de imagens, histórias pessoais e exegeses, além de algumas perspectivas que você provavelmente nunca ouviu na igreja. A mensagem, entretanto, é ortodoxa, bíblica e bem informada pela história. O pacote inteiro, Bell diz, é subversivo. Como Jesus.
Seja lá o que for, funciona. Atinge multidões totalizando 10 mil pessoas, a maioria nos finais de semana em Mars Hill Bible Church, igreja que Bell fundou há poucos anos atrás em Grandville, Michigan, nos EUA. Sua mensagem atinge vários públicos que vão desde estudantes, a Wheaton College, e até líderes da Igreja Emergente em conferências nacionais, onde Bell costuma ensinar usando uma grande cadeira, um xale judeu, ou uma cabra viva. “Animais, ou o que quer que seja.”, ele diz. “Sem regras para ser compreendido”. Nos últimos dias ele tem falado muito sobre rabinos.
Ed Dobson fala sobre Bell: “Rob é dirigido pela paixão de ensinar a Bíblia, marcado por entender o livro sagrado no seu contexto, aplicando a Palavra onde as pessoas vivem.” Foi com Dobson, na Calvary Church, em Grand Rapid, que Bell serviu como pastor associado por três anos antes da igreja dar apoio ao início da congregação pós-moderna de Bell. Hoje, Bell também lidera o Nooma (pense em pneuma – sopro, Espirito), um ministério que produz pequenos vídeos dramatizados e bem produzidos com as palavras de Bell, com o estilo da MTV, entre ruas, cidades, aeroportos e florestas (www.nooma.com).
Nossa conversa com ele vai de tópico a tópico (“Meus amigos me dizem que sou um caso clássico de ‘déficit de atenção’. Isso, lógico, já era óbvio”, ele diz). Mas em meio a pensamentos aparentemente fortuitos e perseguições de rabinos, Bell faz uma observação. Ele é intencional na exploração da pregação para alertar sua geração do real, histórico, presente e revolucionário Cristo.
CHRISTIANITY TODAY – Como você se interessou pelos ensinamentos rabínicos?
ROB BELL – Eu tenho um casal de amigos judeus que se tornaram cristãos. Eles sempre conversaram comigo sobre coisas na Bíblia:
- Você sabe sobre o que isso é?
- Não – responde Bell
- Seder
- O quê?
- Quatro promessas em Êxodo 6, de 4 taças. Quando Jesus diz : “Essa é a minha taça”, existem quatro delas. Ele está escolhendo a quarta. Você sabe por quê?
- Não – Eu não conhecia o contexto das escrituras, declara Bell.
Jesus é judeu. Eu pensei que ele era um cristão. Então eu comecei a ler. Jesus ensinou sobre ele mesmo com Moisés – a Torah – e os profetas. Isso me deixou louco. Eu pensei, “deve haver um mundo inteiro de coisas que eu estou perdendo”. E havia. Havia milhares e milhares de páginas de escritos antigos que cristãos estão esquecendo.
Batismo, o mikvah, toda a parte de Levítico, e outras coisas mais que são importantes.
Tudo o que Jesus disse – o Bom Samaritano é conectado com Levítico 15 – essas coisas são discussões sobre a Torah. Ele não está apenas retirando as coisas do céu ou do nada.
Quando Jesus se torna um tipo de figura esotérica espiritual e não uma pessoa real em um lugar real, num tempo real, as coisas realmente políticas e econômicas subversivas que ele diz se perdem em um esforço de proclamar o Filho de Deus, como nós fazemos. Mas ele é também um rabino judeu que viveu de um jeito judeu num tempo judeu, e nós temos muitas informações sobre como esse mundo foi, mas infelizmente não usamos.
Como os ensinamentos rabínicos se conectam com os jovens cristãos de hoje?
Eu estava numa universidade cristã ensinando no sistema rabínico, falando sobre o sistema educacional no primeiro século. Numa época mais próxima, as crianças memorizariam a Torah, mas poucas fazem isso para o outro nível.
Uma criança pode fazer o que eu faço? E Jesus dizia aos seus discípulos, você pode fazer isso. “Vocês não me escolheram, eu escolhi vocês.” Isso é uma linguagem rabínica. Grande parte da frustração de Jesus com os discípulos foi quando eles pensaram que não poderiam ser como Ele. Jesus tinha fé nos seus discípulos. Ele diz para eles, “Agora vão e façam mais discípulos. Eu estou fora daqui”. É como o rabino trabalha. O rabino só escolhe os discípulos em quem acredita.
O que você lê para ter esse conhecimento?
Agora estou lendo uma obra sobre César. Eu poderia estudar passagem por passagem onde os escritores da palavra de Deus usam a imagem de César. César chegou ao poder num processo de coroação de oito etapas. Marcos organizou a semana da paixão em oito etapas. Como César, Jesus foi coroado. Soldados se juntaram em torno dele como fariam com César. Eles colocaram uma coroa em sua cabeça. Eles se prostraram perante Jesus. O público romano e judeu de Marcos sabia exatamente como era a coroação de um rei. Marcos está dizendo que Jesus é rei. Isso não é impressionante?
Aqueles garotos eram tão brilhantes. Você começa a pensar que eles tiveram ajuda (risadas).
Seu ministério é muito contemporâneo, mas você realmente valoriza a história.
Apesar da tradição evangélica de se privilegiar quem está baseado na Bíblia, a comunidade cristã sabe muito pouco sobre o que aconteceu historicamente na Bíblia. E existem coisas tão grandes e incríveis. Mas alguns temem usar alguma coisa para explicar a Bíblia que não seja a Bíblia. Eu mesmo tenho dito que “nós não podemos apenas usar a história. História é falível”.
Um pregador recentemente disse para mim que você não pode usar a história, porque quanto mais você lê a história, mais afeta o modo como você interpreta a Bíblia. Sim, eu espero que sim.
N.T. Wright diz nesse modo: “A maioria das pessoas querem acordar de manhã com um general no pé da cama dizendo ‘vá e faça isso’. O problema é que frequentemente há alguém no pé da cama dizendo ‘Era uma vez’…”.
A ‘verdade eterna’ da Escritura emerge de um povo real em lugares reais e um Deus que tem toda autoridade trabalhando em tempo real. Então quanto mais eu sei sobre os lugares e tempos, mas eu entendo da autoridade de Deus.
Por exemplo…
Artemis: a deusa da fertilidade. Seu centro de adoração mundial era a cidade de Éfeso. Acreditava-se que se você estivesse grávida e trouxesse uma oferenda ao templo, ela protegeria você no nascimento da criança. Agora no meio do século primeiro, de duas mulheres, uma morria na hora do parto. Isso é um terror real. Então o que Paulo diz a Timóteo? “A propósito, as mulheres serão salvas na hora do parto”. Mas, e sobre Artemis? Paulo, de um brilhante e subversivo modo, diz que Artemis não salva as mulheres na hora do parto. Deus salva.
Agora como você entende esse verso sem conhecer um pouco da história?
Como você ensina as pessoas a aplicar a história em situações atuais?
No último inverno eu fiz uma série inteira de Efésios. Existem lugares onde Paulo faz referência a Artemis. Seu templo foi uma das Sete Maravilhas do Mundo. Milhões de pessoas vêm visitar seu templo e comprar estátuas, acreditando que Artemis é a fonte de riqueza econômica. E como Paulo começa Efésios? “Deus seja adorado por todas as bênçãos espirituais”.
“Espere, espere, espere. Não, Artemis. Nós adoramos Artemis por tudo.”
Em Efésios, a palavra de Paulo seria um ensinamento subversivo. Não surpreende ter causado um motim.
Mas Paulo não desmoraliza Artemis. Quando você conta bem a história, você não tem que desmoralizar. É claro. Na verdade, em Atos 19, o escrevente da cidade diz à quadrilha de rebeldes que “Paulo nunca blasfemou contra a deusa”. Umas das coisas que distinguem a revolução de Jesus é que ele nunca blasfemava contra os deuses das cidades, e toda a cidade ainda se tornava cristã.
Isso tem implicações inacreditáveis para o que os cristãos estão fazendo agora – pregadores ridicularizando Hollywood.
Quando você conta a história bem, você não precisa disso. É claro. Não que não haja um lugar e um tempo nos quais você deva chamar as coisas como elas são.
Você sempre levanta e diz: “Assim diz o Senhor”?
Eu penso que nós temos que recuperar a voz pregadora da poesia profética. Nós temos que recuperar aquele momento quando a pessoa falava, e era a Palavra de Deus, e todo mundo sabia. É uma coisa linda. Eu quero recuperar isso como uma forma de arte revolucionária que realmente tem poder para transformar comunidades e culturas.
Como você recuperaria a pregação?
Eu quero resgatar a pregação. Acredito que é uma forma de arte e eu quero resgatar isso dos cientistas e analistas. Eu quero ver os poetas, os profetas e os artistas segurando o microfone e dizendo coisas boas sobre Deus e a revolução. Eu penso que toda uma forma de arte tem sido perdida e precisa ser recapturada, uma grande ambição para a arte de pregar.
Existe um mistério para um homem e uma mulher em um quarto, quando o texto bíblico faz alguma coisa neles e então está retirando alguma coisa deles, seja lá o que for. É uma parábola, é silêncio, é uma série de imagens diferentes que não parecem ter nenhuma conexão, e de alguma maneira têm.
Os engenheiros tem dominado um pouco a pregação. O que os artistas poderiam fazer de diferente?
Muitos pregadores cristãos não são sérios sobre a história. Eu não quero descobrir todos os mistérios da vida. Mas na era moderna nós temos “Sete passos para oração”, “Quatro passos para finanças, etc.”. Tudo isso, eu assumo, tem o seu lugar.
Mas o que freqüentemente acontece é que Deus é diminuído no processo. E no esforço de simplificar as coisas, Deus também é simplificado. E devem existir espaços onde o mistério é simplesmente celebrado.
A verdadeira fé ortodoxa é profundamente misteriosa, e toda questão respondida leva a um novo jogo de perguntas. Muitos pregadores tentam responder tudo. E no fim do sermão, pessoas se retiram com mais questões. Mas se for verdadeiramente a proclamação da verdade fundamentada em Deus a coisa será diferente.
Os rabinos acreditam que a Palavra é como uma pedra preciosa: quanto mais você a gira, mais sua luz reflete. Eu ouvi um cara dizer uma vez, “Oh sim, eu tive um sermão sobre aquele verso. Um sermão que foi muito pregado.” O que? Você está louco? Você teve um sermão muito pregado? Só agora, já posso transformá-lo de tantas maneiras diferentes.
Eu fiz uma série de seis meses sobre João 3:16. Fiz um sermão sobre perguntas. Você precisa fazer perguntas. Algumas tradições cristãs pensam que um texto tem apenas um significado e se você aplicar o método certo, pode afastar o significado correto. Isso é o cúmulo da arrogância. Se esse é um mundo vivente, então gire a pedra.
“E Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho”
Por que Deus deu o seu Filho?
“Por que Ele amou o mundo”
Ok, por que Deus ama o mundo? Ele ama todo mundo? Todo mundo mesmo?
“Porque Deus é amor”
Essas respostas – nas quais acredito que você pode descansar – podem te fazer mergulhar ainda mais fundo.
Não é um problema com pregadores generalistas-sabe-tudo que, uma vez que o sermão aparentemente providenciou todas as respostas, a pessoa diz “Eu ainda tenho questões pendentes; entretanto a resposta é insuficiente”?
Sim, exatamente. Bem dito.
E então, como você tenta evitar isso?
Kierkegaard fala sobre fé no medo e no tremor como absolutamente necessários para se ter uma fé real. É fácil dizer, “Somente acredite. Você consegue verificar e experimentar todos os fatos”. Mas não funciona dessa maneira.
Duas semanas atrás eu patrocinei uma “Noite da Dúvida”. Eu disse, “Quero falar sobre todas as minhas dúvidas sobre Deus, Jesus, a Bíblia, salvação, fé. E se você tem alguma, traga-a. Escreva-a e passe para frente, nós a leremos e veremos o que acontece.” Nós tínhamos uma grande caixa cheia de perguntas escritas – você não acreditaria – e começamos a ir através das dúvidas, ler e discutir. Foi impressionante.
Muitos pastores votariam contra esse artifício.
Eu estou tentando fazer o que posso (risadas). Mas, muitos pastores, se tiverem uma Noite da Dúvida, estariam falando para o que as pessoas vivem na realidade dos dias úteis da semana e não na teoria do domingo. Realmente penso que pessoas que são cristãs há muito tempo freqüentemente têm as maiores dúvidas, porque elas têm vivido isso, ainda têm muitas coisas não resolvidas. E está tudo bem.
Isso é central para o que significa ser uma pessoa de fé. Uma questão implica que existem coisas que eu não sei. Então, trazer questões e dúvidas é uma forma de respeito a Deus.
O que leva sua vida a essa direção?
Eu cresci em um lar cristão e fui familiarizado com as bases da fé, e ainda assim minha espiritualidade sempre pareceu não se ajustar (o que é verdade para muitas, muitas pessoas). Eu estava em torno de boas pessoas cristãs que não falavam a minha língua. Eu tinha o maior respeito para escutar, mas o mundo onde eu vivia não tinha.
Depois da universidade eu sabia que possivelmente iria para o seminário. E estava ensinando esqui aquático e, por alguma razão estranha, me voluntariei para pregar num serviço de capelania. Me levantei para fazer minha pequena palestra, tirei minhas sandálias porque sabia que estava num solo sagrado. Foi como ter nascido de novo.
E Deus me disse: “Se você ensinar esse livro, eu vou tomar contar de tudo”. Através dos anos isso se tornou mais e mais claro, sim, Ele disse isso. Então, no ponto da minha rebelião, agitação, insatisfação, tudo se tornou canalizado para fazer o que Deus queria. Eu tinha algo para fazer. Eu tinha uma razão para estar lá.
Sua pregação mistura estilos e imagens. E as pessoas freqüentemente riem. Você pretende entreter as pessoas?
Na universidade meus amigos e eu começamos uma banda justamente quando a música estava começando a ser chamada de alternativa – pré-Nirvana. Nós estávamos escrevendo o nosso próprio material. As pessoas ouviriam, e se gostassem, comprariam a fita cassete. (Isso mesmo. Nós copiávamos cassetes nos nossos quartos). Meu pensamento é que se você vai ver uma banda e não gosta, vai embora. Você não fica em pé por uma banda que você não gosta.
Então meu entendimento em comunicação é que você engaja as pessoas onde elas estão. Se você não faz isso, elas vão embora.
Algumas vezes eu ouço as pessoas dizerem, “a igreja não está aqui para entreter”. Entreter significar segurar a atenção da pessoa, que é claramente o que os mestres das Escrituras viviam fazendo. Eles engajavam e capturaram a atenção.
Mas nós não estamos aqui para divertir. Divertir significa não pensar. E é errado impedir as pessoas de pensar ou distraí-las do pensamento. Eu não estou aqui para divertir. Mas é claro que eu quero engajar as pessoas. Eu tenho algo para dizer.
Então o que você diz é importante, mas tão importante é o modo como você diz.
Na aula a professora de história não pode ficar lendo, isso é insanamente chato. Ela põe um trailer de três minutos de O patriota, e todas as crianças estão totalmente engajadas. Então ela pára o clipe e a tela fica azul e todas as crianças da classe dizem “Uauuu”.
Existe uma arte, e as crianças são sugadas por ela. A história está acontecendo em algum lugar, mas o escritor sabe onde concentrar a tensão, onde decidir, onde não decidir. O roteirista sabe introduzir a marca entre os minutos 28 e 32, então deixa isso não resolvido para a próxima hora.
Até o mais exegético pregador pode ter uma arte: nós estamos indo para algum lugar, e a tensão pode ser resolvida – ou não.
Como o celular que você usou no sermão que nós ouvimos na última noite. Tocou por quanto tempo, dois minutos?
Eu quis que todo mundo experimentasse a grande inquietação do momento. Eu quis que saísse do nada. Se as pessoas estivessem como “Oh, ele está esperando… vai atender daqui três minutos”, então eu as teria perdido. Eu queria que elas falassem “Eu não entendo. Ele não vai atender ao telefone? Onde ele está indo?”.
Eu uso muitos suportes e materiais visuais. As pessoas dizem, “você usa suportes e materiais. Eu sou somente um pregador da Bíblia”. Bem, encontre para mim uma pessoa nas escrituras que não usou imagens. Jesus disse, “Olhe para os pássaros, olhe para as flores”.
Por que as imagens são criticadas na pregação de hoje?
A palavra da escritura é cheia de imagens. Jesus diz, “O Espírito é como o vento”. A mente oriental pensa muito em termos de figuras, a ocidental em palavras. A Oriental pensa, “Deus é uma rocha”. A mente ocidental faz uma declaração de fé – mais confortável com definições e precisão. São boas, mas se você ganha alguma coisa, também perde alguma coisa.
Hoje você tem uma cultura que pensa em imagens. Eu fui uma criança que gostava de televisão, parte de toda uma geração onde o pensamento é baseado em imagens.
Mas os acessórios nunca podem deixar de ter alguma coisa para dizer. É fácil se tornar o “Cara Acessório”, ou a “Mulher Vídeo Clipe”, mas não dizer nada. Só se deve começar algo com alguma coisa para dizer.
Nós vimos você pregar usando um xale judeu. O que você pretende com isso?
O xale se torna como uma dobradiça sob a qual todo o resto gira em torno. É um ponto de referência. Mais tarde, quando você estiver relembrando o ensinamento, o xale te ajuda a lembrar qual foi o ponto ou o assunto. Nós também aprendemos pelo toque, paladar, visão e audição. Se fico em pé atrás de um púlpito e leio, estarei fazendo um aprendizado auditivo e de recolhimento. Mas, se apelo para diferentes sentidos, consigo entrar por outros portões.
Entreguei um modelo de argila quando as pessoas entravam e disse a elas que fizessem alguma coisa. Se eu posso fazer com que você toque ou faça alguma coisa, veja ou ouça alguma coisa, é muito mais provável que você seja impactado.
No fim do sermão, você tirou o xale. Pessoas vieram, se ajoelharam e oraram. O uso de adereços é tático e memorável. Mas nesse caso também é muito espiritual.
Deus é o Deus de adereços. Todo o sistema de sacrifícios é de adereços. Isso é como Deus explica a expiação, o sacrifício que substitui, a reconciliação. É abstrato. Então, o que Deus diz? “Pegue uma cabra. Abra. Você vê o sangue? Esse é o seu sangue. Claro?” O pacto. “Ok, corte alguns animais ao meio. Ande para o centro. Diga para a pessoa, ‘Eu serei como esses animais se eu não mantiver minha parte no acordo’”.
Deus pega esses conceitos e os põe no barro, sangue, carne, ossos, madeira e aço. Eu diria que os adereços não são apenas formas de alcançar as crianças. É uma questão maior quando o material também pode ser espiritual.
Conte para nós sobre a mensagem do bode expiatório. Você tem realmente uma cabra?
Preguei um sermão uma vez em Willow Creek e a cabra fez suas “necessidades fisiológicas” no palco. Um grande momento na história daquela igreja.
O espiritual se tornou físico, não foi?
Acho que os ajudei a ir a um novo nível de ministério na região de Chicago. A mesma coisa aconteceu em Mars Hill – Acho que é algo frequente na minha pregação. (risadas)
Uma vez trouxe uma ovelha para as crianças no Natal. Falamos sobre a aparição dos anjos aos pastores. Acho que eles são como crianças servindo.
Migdal Eder foi o local do túmulo de Raquel, perto de Belém, mas também foi o lugar onde os pastores mantinham a ovelha para a Páscoa. Então aquelas crianças foram pastoras que mantiveram as milhares de ovelhas que deveriam ser trazidas para Jerusalém. Seu trabalho era inspecionar as ovelhas para garantir que elas estavam perfeitas e apropriadas para o sacrifício. Então Migdal Eder esteve perto da pequena vila onde Jesus nasceu. E os pastores, que estavam perto, vieram inspecionar o Cordeiro para ver se era uma pessoa real e então sair proclamando.
Então eu tinha um pastor e uma ovelha no palco, e trouxe todas as crianças. E queria que elas corressem pelo prédio, todas gritando, “Glória a Deus nas alturas”. E, naquele momento, a ovelha estava fazendo suas “necessidades” no palco. Então tentei dizer às crianças para irem, mas elas estavam surpresas com a ovelha. Foi um momento incrível.
Isso fez você ficar contra o uso de adereços vivos?
Não, às vezes os uso com as crianças. Elas ficam gritando, “Mãe, você não vai acreditar no que a ovelha fez. Foi incrível”. Não foi o que eu esperava, mas elas lembram disso.
Animais, ou qualquer coisa. Seja o que for, leve. Sem regras.

JANNAINA TEREZA






01. Tome Posse Da Vitória
02. Entregue Tua Vida Ao Senhor
03. Abriu O Mar
04. Eu e Você
05. Receba Poder
06. Não Desanimes
07. Deus De Milagres
08. Santo Lugar
09. Levante A Cabeça
10 à 18 Play Back



CUIDADO


SITE GRÁTIS
De janeiro a dezembro de 2010, o Departamento de Internet da Associação Anti-Pirataria de Cinema e Música – APCM – notificou 263 blogs e sites, resultando na remoção de 162.412 páginas de internet com conteúdo musical ilegal. Segundo dados gerados através da pesquisa de monitoramento, alguns destes blogs e sites chegam a ter mais de 1 milhão de acessos mensais.

Nas redes sociais, no mesmo período de 2010 foram removidos 41.575 posts ilegais no Orkut, que representaram 223.800 links musicais em cyberlockers (35% do total removido). Estes links foram encontrados em 136 comunidades diferentes monitoradas diariamente nessa rede. Além destes, centenas de milhares de outros links deixaram de estar disponíveis aos usuários do Orkut após encerramento de 9 comunidades. O Orkut é ainda a principal rede social acessada no Brasil, mesmo com o crescimento de outras redes como Facebook (13º site mais acessado) e o Twitter.

Cada vez mais as gravadoras estão sintonizadas em ações anti-pirataria virtual. A web, antes considerada terra livre, agora passa a ser cada vez mais monitorada e começa a sofrer sanções do mundo real.

Sanções como multas.

E prisões.

Incluindo fechamento de empresas, indenizações milionárias e processos criminais sendo executados nos mais diversos países.

Sim: e tudo isso acontece também no Brasil.

O mercado gospel não está alheio às práticas ilegais: cada um dos sites de “downloads gratuitos” é observado, monitorado e tudo é documentado para que, no momento certo, os responsáveis venham a responder criminalmente por tais atos — alguns já estão respondendo…

Além do crime, boa parte vários destes sites chamam a atenção pelas justificativas (descaradas!) para a prática ilegal. Veja só a pérola que encontrei num desses “abençoados” sites de downloads ilegais “goxpeu”, pra não deixar de mencionar a fonte, esse texto faz parte do respeitável site Gospel Downloads.

O GospelDownloads é um meio de ensino gratuito da palavra de Deus, o qual utiliza música voltada produzida para a evangelização, de acordo com o mandamento bíblico: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho…” (Nota do Editor: A Bíblia agora está sendo usada como justificativa ao pecado! Nem o ‘rabudo’ seria tão criativo!)


Neste site não contém nenhum material, Todos são links enviados por usuários e parceiros que são apontados para outros sites, e com fins exclusivamente didáticos de ensino da palavra de Deus e sem visar lucro algum. Não nos responsabilizamos por links que não estejam funcionando, uma vez que não somos responsáveis por mantê-los e somente repassamos links encontrados ou enviados para nos.


Não distribuímos capas de CDs e DVDs. Por favor não insista!


Este site é CONTRA pirataria. Compre os Cds e DVDs que por acaso tenha baixado deste ou qualquer outro site, Ajudando sempre os artistas! (Nota do Editor: É muita disfarçatez ou não? Ainda se acha paladino dos bons costumes e apóia os artistas, que abnegado!)


- Se você estiver aqui por qualquer outro motivo se não o didático, você está no lugar errado! (Nota do Editor: Vade Retro!)

- Se você estiver procurando musica ou material gospel de graça você também está no lugar errado. (Nota do Editor: Xô Pirateiro!)


- Somos contra a pirataria! (Nota do Editor: Ah! Faz-me rir! Por favor! Precisamos contratá-lo para algum filme ou novela! Que ator!)


- Não vendemos nada nesse site, nem mesmo publicidade. NÃO INSISTA (Nota do Editor: Isso é verdade! Ele não vende, apenas tem a política de Robin Hood, apropriação de terceiros)


- Baixar estes arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. (Nota do Editor: Isso chamamos de transferência de pecado!)


- O GospelDownloads não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar, não garantindo a qualidade dos mesmos e para que ele será utilizado.

Sem dúvida, acabamos de conferir um “Tratado da Cara de Pau Digital”, algo para entrar nos anais da história do mercado fonográfico nacional, tamanha a desenvoltura para deturpar suas reais intenções! Impressionante não?

Seguindo minha pesquisa pelo underground downloadístico goxpeu, encontrei uma história digna de ser reproduzida na íntegra. Essa aí saiu do site Gospel Músicas Forever e conta a epopéia do dono do site na “democratização” da música digital.

“Olá, amigos!


Fiquei de criar esta sessão há muito tempo e hoje, dia 12 de outubro de 2008, resolvi atualizá-la. Gostaria de dar as Boas Vindas a todos, este é o antigo Gospel Músicas.

Em março de 2008, nosso blog foi bloqueado, lembro que na época apareceram algumas pessoas falando mal e não sei porque, o blog foi classificado como “distribuidor” de spam. Confesso que fiquei muito triste. Por cerca de 2 meses, desisti da idéia de manter o blog e na época tínhamos cerca de 200 postagens e na minha cabeça, achei que refazer tudo, entre templates, menus e postagens, daria muito trabalho.


Um belo dia, não me dei por derrotado e renasceu a idéia de manter novamente um blog. Por isso dei início a criação do novo Gospel Músicas. Na época (maio de 2008), fiquei pensando em vários nomes possíveis nomes para o blog e como uma luz… então veio: GMF - Gospel Músicas Forever.


A palavra Gospel vem do inglês “God Spell” ou seja “Deus fala” e ao juntar com Forever, achei que a combinação tinha ficado perfeita, pois tentaram nos calar uma vez e não tiveram sucesso, porque nada pode calar a voz de Deus, em outras palavras: A voz de Deus não se cala…


Recebo, muitos pedidos e tento ajudar ao máximo ou tentar fazer que está ao meu alcançe.


Porém, recebo muitas críticas dizendo: “Você está errado”, “Você não tem o direito de repassar as músicas”, “Você isso…” ou “Você aquilo…”. Mas no meio das críticas recebo uma mensagem dizendo: “Que Deus te abençoe, pois onde moro não existe rádio, não existe lojas e o seu blog me ajuda a renovar as forças…”, pessoas humildes dizendo: “Será que você poderia publicar o nosso CD?” e muitas outras…


A finalidade do blog é apenas de transmitir a palavra de Deus, em nenhum lugar do blog você encontrará links maliciosos para que eu ganhe dinheiro ou links de propaganda. A obra de Deus não tem preço, mas tem uma consequência: A salvação. (Nota do Editor: A mesma justificativa de que Deus precisa de ‘jeitinhos’ é o famoso os fins justificam os meios! É Deus precisando transgredir leis para ver a sua mensagem atingindo os mais distantes rincões de nosso planeta).


Não preciso de ajuda financeira para manter o site, Deus é o dono do ouro e da prata e ele me mantém de pé, isso já me basta.


Diariamente, tentarei postar álbuns musicais, sejam eles nacionais ou internacionais. Tenho tido muito trabalho (Graças a Deus por isso!!) e tenho chegado muito tarde em casa.

A verdade é que a cada dia, tem ficado mais difícil postá-los. Não posso esconder que a preferência do blog é de compartilhar CD Nacionais, porém temos alguns cd’s internacionais e playbacks.


O que começou com uma simples brincadeira, acabou se tornando 3 blogs:


1. GospelMúsicas – Álbuns e Discografias… - Desativado – Criado em Outubro de 2007


2. Gospel Músicas – Wordpress - Desativado – Criado na tentativa recomeçar o blog – Abril de 2008


3. Gospel Músicas Forever – Álbuns e Discografias… – Criado em Fevereiro de 2008 e Deletado em 08-02-2010


4. Gospel Músicas Forever – Oficial - http://www.gospelmusicasforever.net/


5. Livraria Gospel Músicas – Livros e E-books… - Criado em Maio de 2008


6. Gospel Musicas – Pregações, Estudos e Debates… - Criado em Setembro de 2008


Na época em que criei o antigo GospelMúsicas, não conhecia muitos blogs que postassem álbuns Gospel e como tinha acabado de comprar o Amo Você – Volume 13, resolvi criar uma forma de compartilhar o CD comprado.


Mas o que achei interessante, foi que o “blog” sem nenhuma propaganda, teve o CD baixado cerca de 10.000 vezes e isso me chamou a atenção e continuei a compartilhar CD’s. (Nota do Editor: Será que ele acha que Deus está abençoando esse projeto dele? Misericórdia!)


Com o tempo, susto foi saber que existiam muitos e muitos blogs, difundindo a palavra e o louvor de Deus.


Se você tiver um pedido, fique a vontade e me mande um e-mail.


PS: Se alguém quiser me ver cantando… tá na mão! RS (Nota do Editor: Ele aproveita e faz seu auto merchan, que hilário!)


Um abraço a todos e fiquem com Deus.


Equipe Gospel Músicas

Será que preciso ainda fazer alguma colocação sobre esse texto acima? Creio que não né? Mas seguindo com nossa paleontóloga pesquisa, descobri o site Livre Música Gospel que se arvora como grande divulgador da música cristã. Acho que devemos dar uma placa de agradecimento pelo trabalho de divulgação desse distinto site. Vejamos suas justificativas.

Este Site não visa fins lucrativos nem tem como objetivo reproduzir as obras. Nosso único objetivo é divulgar o trabalho dos cantores e fazer com que você avalie o arquivo antes de adquiri-lo. Se você gostou deste cd, procure uma revendedora mais próxima de sua casa e COMPRE Original. (Nota do Editor: Lindo! É um test drive antes do consumidor comprar o CD!)

Não grave o material baixado aqui no blog *Livre Música Gospel* em cds com o fim de comercialização, posto que isso é considerado crime pela nossa legislação penal, apenas baixe para realizar uma avaliação do trabalho dos cantores. (Nota do Editor: Ele está nos ajudando apenas a divulgar os artistas. Muito obrigado hein!)

Todos os links e arquivos que se encontram no blog, estão hospedados na Internet. (Nota do Editor: Pensei que estivessem hospedados na casa dele e tínhamos que agendar horário para fazer a audição. Menos mal estão na web)

Somente indicamos onde se encontram, não hospedamos nenhum arquivo ou programas que seja de distribuição ilegal. Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador.

Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas. A aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. (Nota do Editor: Ouça e delete senão seu computador se auto destruirá em 24 horas ou o pessoal do site vai orar para que um vírus maligno tome posse de seu HD!)

Sem desmerecer a canalhice e a cara de pau de todos os blogs que distribuem gratuitamente propriedade intelectual de outros, gostaríamos de oferecer o prêmio CARA DE PAU DO SÉCULO ao pessoal do Crente Baixaki, que solicita doações de R$10,00, R$20,00, R$50,00 ou até, como anda em moda hoje em dia, “com o valor que você sentir no seu coração”.

Além de ilustrar este post, com o patético design do seu blog, o Crente Baixaki merece também liderar a lista de sites denunciados à Associação Anti-Pirataria de Cinema e Música.

Vamos à lista dos indicados ao prêmio “CADEIA 2011”:

www.crentebaixaki.blogspot.com

www.baixarcdgospelgratis.com

www.coletaneagospel.com

www.gospeldownloads.org

www.gospelfree.net

www.baixarmusicasgospel.com

www.livremusicagospel.com

www.gospelmusicasforever.net

Se você quiser fazer parte dessa cruzada e limpar a barra da música gospel no meio digital, denuncie sites que praticam downloads ilegais, envie os links destes sites para www.apcm.org.br