Por Sandro Baggio
Em maio de 1990 eu era missionário da OM
e estava à bordo do navio Logos II. Estávamos ancorados em Bremenhaven,
porto da cidade de Bremen no norte da Alemanha. Uma noite, ao sair com
amigos para conhecer aquela bela cidade, fomos ao Marktplatz que estava
lotado de pessoas. Parecia uma Oktoberfest (apesar de eu nunca ter ido a
uma). A OM tinha uma lei-seca, ou seja, nenhum de seus missionários
tinha permissão para ingerir bebidas alcoólicas enquanto estivesse
trabalhando com a organização. Mas alguém sugeriu que, estando naquele
local, devêssemos tomar algo. Eu não sabia exatamente o que beber e,
diante de minha indecisão, foi sugerido uma cerveja doce. A idéia soou
agradável e aceitei. Logo que chegou, tomei a cerveja de tonalidade bem
clara, servida num copo semelhante a uma pequena taça, diferente das
canecas servidas aos outros da mesa (e bem menor que estas!). Bebi
tranquilamente. E fiquei bêbado como uma égua. Ao retornar para o navio,
subi o passadiço com muito cuidado e passei pelo vigia noturno calado,
orando para que ele não notasse meu estado. Além de me deixar muito
envergonhado, aquela situação trouxe-me lembranças dolorosas da
infância.
Eu cresci num lar manchado por tumultos
decorrentes do abuso do álcool. Parte de minha infância foi um
verdadeiro inferno por causa das bebedeiras de meu pai. Quando criança,
era comum beber até ficar bêbado nas festas de fim de ano. Com onze
anos, comecei a beber com meu irmão um ano mais velho. Comprávamos vinho
e cachaça e esperávamos o dia em que minha mãe e irmãs estavissem fora
de casa para chamar uns amigos e encher a cara. Numa destas “festas”,
meu irmão teve um coma alcoólico, foi internado às pressas e por muito
pouco não morreu. Foi o fim de nossas bebedeiras. Aos quatorze anos
entreguei minha vida a Jesus no culto de uma igreja pentecostal e “eles
ensinaram-me certo e o errado e branco e preto” como diz a canção do
King’s X.
Foi somente quando estava no seminário
teológico que comecei a estudar seriamente o que a Bíblia diz sobre a
ingestão de bebidas alcoólicas. Fiquei surpreso ao descobrir que,
contrário do que eu havia sido ensinado (e que me pareceu muito bom
tendo em vista meu histórico familiar com bebidas), a Bíblia não condena
beber vinho. Na Bíblia, o vinho é visto como sinal de alegria e bênção
de Deus.
Salomão fala da promessa aos que honram a Deus com seus
recursos: seus celeiros ficarão plenamente cheios e os seus barris
transbordarão de vinho. (Provérbios 3:9-10). Ele diz que felizes são os
que comem no tempo certo para refazer as forças e não para bebedice, um
alerta contra a embriaguez, ao mesmo tempo reconhece que o vinho torna a
vida alegre (Eclesiastes 10:17 e 19). Semelhantemente, o Salmista louva
a Deus como criador que “faz crescer a erva para o gado, e a verdura
para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão, e o vinho que
alegra o coração do homem” (Salmos 104:14-15).
Ou seja, nestas e em tantas outras
passagens que tratam da questão do vinho e da bebida fermentada, aprendi
que a Bíblia ensina claramente que:
beber não é pecado, mas
beber demais é pecado, portanto
é preciso tomar cuidado com o poder sedutor da bebida e
às vezes, a melhor coisa a fazer é não beber.
beber demais é pecado, portanto
é preciso tomar cuidado com o poder sedutor da bebida e
às vezes, a melhor coisa a fazer é não beber.
Que beber não é pecado deveria ficar
evidente, visto que o primeiro milagre de Jesus (João 2) foi transformar
água em vinho numa festa de casamento. “Mas”, haviam me dito, “não era
‘bem’ vinho, não tinha fermentação, era apenas suco de uva.” Esta teoria
logo caiu por terra, tendo em vista que outras passagens da Bíblia
falavam sobre a possibilidade de se embriagar com o vinho, logo não
poderia ser “apenas suco de uva” (ninguém fica embriagado com suco de
uva). De fato, Paulo escrevendo ao jovem pastor Timóteo recomenda-lhe
beber um pouco de vinho em suas refeições. (5.23)
Ao tratar das
qualificações dos diáconos e presbíteros, Paulo diz que eles não devem
ser “amigos de muito vinho” (3.3) e nem “apegados ao vinho” (3.8),
palavras que não fazem muito sentido se fosse “apenas suco de uva”. Em
sua carta a Tito ele menciona o comportamento das mulheres cristãs e diz
que elas não devem ser “escravizadas a muito vinho.” (2.3) Além do
disso, há fortes indícios de que o próprio Senhor Jesus bebia vinho. Em
contraste com João Batista, de quem o anjo disse a seus pais que ele não
beberia vinho nem bebida fermentada (Lucas 1.15), Jesus foi acusado de
comilão e beberrão (Mateus 11.18-19). Jesus não teve pecado algum e ele
bebia. Paulo não recomendaria um pouco de vinho a Timóteo, se beber
vinho fosse pecado. E a Santa Ceia não seria celebrada com vinho, se sua
ingestão fosse pecado. Um dos problemas em Corinto é que alguns estavam
se embriagando na Ceia, prova que não se tratava de “apenas suco de
uva”.
Muitos crentes, ao descobrirem isto,
estão começando a desfrutar uma taça de vinho ou uma cerveja livres de
uma consciência culpada.
O problema hoje em dia não parece ser o
da abstinência forçada ou das proibições legalistas. Não vivemos mais na
época da lei-seca na maioria das igrejas evangélicas brasileiras. O
problema é que, cada vez mais, os crentes estão bebendo um pouco demais.
Me surpreende olhar o Facebook e ver um número crescente de fotos
exibindo bebidas como se fossem troféus e “confissões” de bebedeira como
se fossem coisas banais. É o caso clássico de quem não sabe lidar com a
liberdade e, após um período de repressão, vai de um extremo a outro.
Porque será que o homem quando foge de si mesmo
Se afoga na bebida e se droga sem parar?
Será que a vida imposta é perder um vale tudo?
Viver sempre chapado é melhor do que lutar?
Beber até morrer essa é a solução?…
- Beber até Morrer, Ratos de Porão
Se afoga na bebida e se droga sem parar?
Será que a vida imposta é perder um vale tudo?
Viver sempre chapado é melhor do que lutar?
Beber até morrer essa é a solução?…
- Beber até Morrer, Ratos de Porão
Cristãos podem beber? Sim, não há
proibição quanto a isso na Bíblia. Mas a Bíblia deixa absolutamente
claro que embriagar-se é pecado e que os bêbados não herdarão o Reino de
Deus: “…nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores,
nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus” (1 Coríntios 6:1 e Gálatas
5:19-21).
Há diversas histórias na Bíblia sobre as consequências de
embriagar-se, levando pessoas a cometerem uma série de delitos graves
sob o efeito da bebida. Incesto, violência, adultério, pobreza,
assassinato, depressão e loucura são alguns dos males relatados pela
Bíblia que acompanham a embriaguez.
Em seu comentário da primeira carta de
Paulo a Timóteo, quando Paulo recomenda ao jovem pastor que, por causa
de suas enfermidades, não beba apenas água, mas também “um pouco de
vinho”, Calvino diz o seguinte sobre a embriaguez:
“O termo grego usado descrevia não
apenas a embriaguez, mas qualquer tipo de descontrole ao beber vinho.
Beber com excesso não é só indecoroso num pastor, mas geralmente resulta
em muitas coisas ainda piores, tais como rixas, atitudes néscias,
ausência de castidade e outras que não carecem de menção.”
E acrescenta:
“Quão poucos há em nossos dias que
carecem da abstinência de água; em contrapartida, quantos carecem de ser
refreados em seu uso imoderado do vinho! É também evidente que
necessário se nos faz, mesmo quando queremos agir corretamente, rogar ao
Senhor que nos dê o Espírito de sabedoria para nos instruir no caminho
da moderação.”
Portanto, é preciso tomar cuidado com o poder sedutor da bebida. Estatísticas apontam
que consumo do álcool no Brasil aumenta a cada ano, tornando o país um
dos mais afetados por problemas ligados ao alcoolismo. Uma das razões
para isto parece ser que beber está tornando-se algo cultural. No Brasil
a cerveja tornou-se a bebida tradicional (a AMBev produz 35 milhões de
cervejas engarrafadas por dia!) e isto tem feito com que os brasileiros
comecem a beber cada vez mais jovens (entre 10-13 anos é a idade para a
iniciação no álcool). O resultado de tanta bebedeira é que, segundo algumas estimativas,
acredita-se que 7,3% do PIB anual é aplicado para problemas decorrentes
do álcool e 65% dos acidentes fatais em São Paulo têm o motorista
embriagado.
Há diversas advertências na Bíblia sobre a sedução do vinho. A mais notória delas talvez seja esta em Provérbios 23.31-35:
Não se deixe atrair pelo vinho quando
está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim, ele
morde como serpente e envenena como víbora. Seus olhos verão coisas
estranhas, e sua mente imaginará coisas distorcidas. Você será como quem
dorme no meio do mar, como quem se deita no alto das cordas do mastro. E
dirá: “Espancaram-me, mas eu nada senti! Bateram em mim, mas nem
percebi! Quando acordarei para que possa beber mais uma vez?”
Chesterton comenta: “O vinho, diz a Escritura, alegra o coração do homem, mas somente do homem que tem coração.” Portanto:
“Nunca beba quando estiver infeliz por
não ter uma bebiba, ou irá parecer um triste alcoólatra caído na
calçada. Mas beba quando, mesmo sem a bebida, estaria feliz, e isso o
tornará parecido com um risonho camponês italiano. Nunca beba quando
precisar disso, pois tal ato racional é o caminho para a morte e o
inferno.”
- G. K. Chesterton, Omar e a Vinha Sagrada em Hereges
- G. K. Chesterton, Omar e a Vinha Sagrada em Hereges
A conclusão é que, às vezes, o melhor a
fazer é não beber. Isto não é legalismo, é bom senso. O comediante Eddie
Murphy revelou que não bebe porque o álcool não o faz bem e, a última
vez que ficou de ressaca, após três taças de champanhe em 1993, o fez
decidir nunca mais consumir bebida alcoólica.
“Eu não bebo. Se bebo, sei que não vou
me sentir bem. E, às vezes, parece que todos que bebem estão se
divertindo mais, porém sei que eu não posso.”
- Eddie Murphy
- Eddie Murphy
Do mesmo modo, conheço muitas pessoas
que não bebem, por diferentes motivos. Algumas não podem beber por
questões de saúde. Outras porque, tendo sido vítimas do alcoolismo,
sabem que apenas uma dose pode ser suficiente para que caiam no abismo
novamente. O cristão que é livre para beber sem embriagar-se precisa ser
livre também para não beber quando a ocasião não for conveniente (ou
não beber nunca, se for o caso). Acima de tudo, ele precisa ter
sensibilidade para não beber quando estiver na presença de pessoas que
possam tropeçar ao tentarem imitá-lo. Isto também é um ato de caridade.
Concluindo, mas longe de esgotar este
assunto, creio que, como cristãos, deveríamos ser exemplos de
responsabilidade com relação aos nossos hábitos de comida e bebida.
Paulo lista abusos nesta área como obras da carne, coisas que estávamos
sujeitos antes de conhecer a Cristo (Romanos 13.13-14). Em contraste, o
fruto do Espírito é domínio próprio (moderação). Por isto, recomenda o
apóstolo, em vez de se embriagar com o vinho, devemos procurar estar
cheios do Espírito Santo (Efésios 5.17-18). O apóstolo Pedro também
advertiu seus leitores sobre certos abusos que já não deveriam mais
fazer parte da vida dos cristãos (1 Pedro 4.3). Tais advertências ecoam
as palavras do próprio Senhor Jesus em Lucas 21:34:
“Tenham cuidado, para que os seus
corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades
da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.”
POST-SCRIPTUM
“Temperança, infelizmente, é uma palavra
que perdeu seu significado original. Hoje em dia ela significa a
abstinência total de bebidas alcoólicas. Na época em que a segunda
virtude cardeal recebeu esse nome, ela não significava nada disso. A
temperança não se referia apenas à bebida, mas aos prazeres em geral; e
não implicava a abstinência, mas a moderação e o não-passar dos limites.
É um erro considerar que os cristãos devem ser todos abstêmios; o
islamismo, e não o cristianismo, é a religião da abstinência. É claro
que abster-se de bebidas fortes é dever de certos cristãos em particular
ou de qualquer cristão em determinadas ocasiões, seja porque sabe que,
se tomar o primeiro copo, não conseguirá parar, seja porque rodeado de
pessoas inclinadas ao alcoolismo, não quer encorajar ninguém com seu
exemplo. A questão toda é que ele se abstém, por um bom motivo, de algo
que não é condenável em si, e não se incomoda de ver os outros
apreciando aquilo. Umas das marcas de um certo tipo de mau caráter é que
ele não consegue se privar de algo sem querer que todo mundo se prive
também. Esse não é o caminho cristão. Um indivíduo cristão pode achar
por bem abster-se de uma série de coisas por razões específicas – do
casamento, da carne, da cerveja ou do cinema; no momento, porém, em que
começa a dizer que essas coisas são ruins em si mesmas, ou em que começa
a fazer cara feia para as pessoas que usam essas coisas, ele se desviou
do caminho”.