![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOzmGDig4bYFhqDLzCoFe5VTktzoo_vXuX8hgvJ2dl6yA0tUNv3e-QEwOf9NPKWB1rd8F2Q95Hv3ysWiGGtT7xbD9kmwYLqiUAUvJndKUSPDqLX2SD3IW_8uFyWRbEXID1RTlvHuFkun0/s320/Imagem+080.jpg)
Como corrigir seu filho adolescente
Corrigir não é uma tarefa fácil, e menos ainda quando seus filhos são adolescentes: porque o adolescente julga tudo, critica e muitas vezes rejeita as correções de seus pais como se isso fosse uma interferência em sua vida.
Entretanto, os pais têm o dever de corrigir. De ajudar o filho a corrigir seus defeitos e
descobrir a riquesa de sua forma de ser e entender as coisas. Porém, para que a crítica na
família seja positiva convém adotar uma série de regras:
- Em primeiro lugar, a crítica e a correção devem combinar-se com o uso freqüente de elogios.
Quer dizer, deve-se ser capaz de ver também o que o seu filho faz bem e dize-lo. Por mais
desastrado que lhe pareça seu filho, tenha certeza de que ele também tem valores positivos os quais você deve esforçar-se por reconhecer.
- Além disso é necessário corrigir com muito carinho. Para isso a crítica deve ser serena e bem ponderada, sem precipitações e sem uma paixão excessiva. Cuidadosa, sem ironia, sem sarcasmo, como se estive corrigindo um amigo.
- Em terceiro lugar, quando for corrigir seu filho adolescente deve-se examinar previamente se você não é em parte responsável por aquilo que pretende corrigir. Quando alguém se esforça por reconhecer sua própria culpa é mais fácil que o jovem veja em nosso conselho como sendo uma ajuda e não como uma acusação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário