domingo, 21 de abril de 2013

José Wellington é reeleito presidente da CGADB, após disputa controversa

      jose wellington 4      


 José Wellington Bezerra da Costa foi reeleito com a maioria dos votos o atual presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB). A apuração começou às 20h34 e às 22h03 uma parcial adiantou que 95% das urnas já estavam apuradas. No total, foram 9.003 votos para José Wellington contra 7.407 votos de Samuel Câmara.
A apuração foi o ponto culminante de uma semana inteira de debates durante 41ª Assembleia Geral Ordinária de 2013, no Espaço Sarah Kubitscheck em Brasília (DF). Foram, no total, 17 mil votantes, vindos de todas as partes do país.
José Wellington ficará os próximos quatro anos à frente da Comissão, que foi fundada em 1930. Disputaram a eleição, além dele, o pastor Samuel Câmara, presidente da Igreja Mãe em Belém, que já tentou se eleger por três vezes.
Além do nome do presidente, a eleição também decidiu os 17 membros que farão parte da direção da igreja Assembleia de Deus Ministério Belém. O tema central da convenção foi “O Espírito santo glorificando Cristo”. Com a vitória, Wellington somará 29 anos à frente da CGADB.
Os milhares de pastores credenciados para escolher o novo líder precisaram de 20 mil cadeiras para a acomodação. De 24 mil inscritos, 17.075 efetivaram seu voto na convenção. Com a rede hoteleira do Distrito Federal completamente lotada, muitos acamparam nos arredores do centro de convenções para participar da eleição histórica.
O pleito correu cercado de controvérsias por causa de disputas judiciais entre os candidatos. Câmara requereu uma liminar na justiça que determinava a abertura dos dados relativos às inscrições dos 22 mil pastores que votaram na eleição. De acordo com a revista Época, denúncias de irregularidades justamente nas inscrições para o colégio eleitoral foram registradas nas eleições passadas.
Câmara quer que seja verificado se todos os votantes pagaram o registro cobrado dos eleitores. José Wellington tentou cassar a decisão no tribunal do Pará, mas Câmara ganhou a causa no mérito.
A Assembléia de Deus, fundada em há 102 anos no Brasil é a confissão evangélica com maior número de fiéis no país, com cerca de 12,3 milhões de membros, de acordo com o censo de 2010.
Veja os nomes eleitos na 41ª Assembleia Geral Ordinária de 2013:
Presidente

Nenhum comentário: