quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Entenda porque agosto é o “Mês do Cachorro Louco”

Com certeza você já ouviu falar que o mês de agosto é chamado de “Mês do Cachorro Louco”, não é mesmo? Mas você sabe o motivo para esse apelido tão carinhoso para o mês que acabou de começar? Existem diversas crenças e também variados acontecimentos históricos que podem nos levar a diferentes explicações. Por exemplo, a Primeira Guerra Mundial começou no dia 1º de agosto de 1914 e as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pelos norte-americanos com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o que resultou na morte de mais de 200 mil pessoas no fim da 2ª Guerra Mundial. Sem falar que em 2 de agosto de 1934 Adolf Hitler se torna o führer (Líder ou Chefe de Estado) da Alemanha. Agora, outra interpretação que faz muito sentido é que no mês de agosto a concentração de cadelas no cio aumenta bastante devido às condições climáticas. E quando as cadelas estão no período fértil, os cachorros ficam loucos (mesmo!) e brigam para conquistar a fêmea. Essa luta feroz entre os machos em busca da fêmea faz com que a raiva, doença transmitida pela saliva bicho, se espalhe mais. Os animais que estão infectados pela raiva babam muito e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão “Cachorro Louco”. Há quem diga ainda que o mês de agosto é dotado de muita energia negativa, e por isso é o mês do desgosto e do azar. Um mês carregado de superstição e magia. Podemos lembrar mais alguns fatos históricos que podem comprovar essa crendice, como o suicídio cometido por Getúlio Vargas no dia 24 de agosto de 1954, a construção do Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas partes, começou no dia 13 de agosto de 1961, no dia 12 de agosto de 1968 os católicos e protestantes da Irlanda do Norte começaram a se matar, mas “tudo em nome de Deus” e também a morte de Juscelino Kubitscheck em um acidente de carro no dia 22 de agosto de 1976. Além dessas curiosidades negativas, existem outras interessantes e bem bacanas de se saber.

O nome do mês, agosto (do latim, Augustus), foi uma homenagem que o imperador César Augusto fez a si mesmo, modesto ele, não? Enquanto no mês de agosto as mulheres portuguesas evitavam se casar porque essa era a época em que os navios de expedição saíam para explorar novas terras, e junto com eles os maridos das moças, na Alemanha ele é considerado o mês das noivas! Para finalizar, uma superstição meio nojenta dos nossos “hermanos” argentinos. Na Argentina existe uma crendice popular que diz que lavar a cabeça no mês de agosto não é aconselhável, e a pessoa que lava os cabelos durante mês está atraindo a morte! Fonte: Vírgula O que a Bíblia nos fala Como vimos acima o mês de agosto tem muitas histórias e curiosidades, mas uma coisa nós nunca podemos nos esquecer, é que tanto esse mês quanto qualquer outro foi o Senhor quem fez. O Salmo 118.24 nos diz que “Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele”. Os meses são feitos de dias após outros dias, então não importa qual o dia do mês que estamos, pois de Janeiro a Dezembro todos os dias foi que o Senhor quem fez. E se foi o Senhor quem o fez será um de dia vitória ou talvez até um dia de muitas lutas, agora, compete a cada um de nós vivermos o dia de hoje com suas alegrias e tristezas confiados no Senhor, pois, como disse Jesus: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.34).
A nossa única preocupação diária dever ser “buscar, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça” (Mt 6.33). Agosto é um mês de muitas oportunidades para as nossas vidas e um mês para mostrar para as pessoas supersticiosas que o nosso Deus governa em todas as épocas. Como disse Nabucodonosor depois que recobrou o juízo: “Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?” (Dn 4. 34,35). É o Senhor quem controla, domina e reina em todas as épocas, por isso que o mês de agosto é o mês do Senhor e não do cachorro louco, é o mês de alegria e grandes bênçãos para a nossa vida e não o mês da desgraça. Este é o mês Agosto de Deus. Pense nisso e Fique na Paz!

Nenhum comentário: