terça-feira, 5 de julho de 2011

Guru tinha tesouro secreto que formou com doações de caridade

Com o lema “amar a todos, servir a todos”, o guru Sathya Sai Baba (foto), que se apresentava como “Deus na Terra, recebia doações para ajudar a imensa legião de pobres e miseráveis da Índia.

“Deus”, com sua com roupa característica cor de laranja e enorme cabelo afro, morreu no dia 24 de abril deste ano, e somente agora foram abertos alguns dos aposentos de onde morava que estavam trancados. O que lá foi encontrado deixou decepcionado muitos seguidores: pilhas de ouro, prata e dinheiro, além de diamantes – uma fortuna que tinha sido doada para ser usada na caridade.

Sathya Sai Trust, um dos administradores dos negócios do ‘deus’, afirmou às autoridades que desconhecia a existência daquela fortuna, cujo montante não se sabe ao certo.

Agora, a autoridades estão promovendo uma caça a tesouro porque acreditam haver mais ouro escondido em salas secretas e em paredes e tetos falsos. É possível que parte dessa fortuna já tenha sido saqueada por assessores do guru.

Trust e outras pessoas do séquito de Baba estão tendo de se explicar não só às autoridades, mas também a doadores que ficaram furiosos com a mania do “deus” de empilhar fortunas em quartos trancados. Chetana Raju, sobrinha do guru, disse ter recebido ameaça de morte.

A decepção de fiéis de Baba só pode ser atribuída à ingenuidade, porque não se podia esperar algo dignificante de um “homem santo” que ao longo de sua vida construiu um império comercial-religioso (escolas e hospitais em várias países) cujo valor equivale a R$ 13 bilhões.

Nenhum comentário: